Semana da Saúde discute ansiedade, depressão, álcool e outras drogas

Publicada em 05/06/2017

A depressão é considerada o "mal do século XXI", mas ainda assim muitos preferem enxergá-la como "bobagem" ou "falta de trabalho". Em outra ponta, a relação da sociedade com o álcool e outras drogas ainda é, no mínimo, estranha: celebra-se ou menospreza-se o bêbado, como se fosse um mero personagem fictício de comédia, admitem-se drogas para as funções mais básicas do viver (dormir, comer), mas implementa-se, há décadas, a chamada "guerra às drogas". Por trás de tudo isso, uma constatação que deveria ser óbvia: depressão, ansiedade, álcool e outras drogas são questões de saúde. Por isso são temas em destaque na Semana da Saúde da UFSJ.

Entre os dias 7 e 9 de junho, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) promove a primeira edição do evento, que reúne palestras e mesas-redondas conduzidas por profissonais de diversas áreas de saúde. As atividades são voltadas especialmente para estudantes, que, na Semana, encontrarão espaço para buscar informações sobre o tema e refletir sobre seu próprio cuidado com a saúde.

"Ansiedade e depressão" será o tema de três palestras. No dia 7, às 14h, a psicóloga clínica Karine Pellegrinelli discute o assunto na sala 2.22B do Campus Santo Antônio (CSA), em São João del-Rei. No mesmo dia e horário, a também psicóloga Jaqueline Ribeiro ministra palestra na sala 2.7, segundo pavilhão de aula do Campus Sete Lagoas. Já no dia 9, às 17h30, é a vez de Rafael Caetano, da Fundação Ouro Branco, debater ansiedade e depressão na sala 105 do bloco 6 do Campus Alto Paraopeba (CAP).

"Álcool e drogas", por sua vez, é tema de palestra da psicóloga clínica Mercês Sabino, no dia 9, às 14h, na sala 2.22B do CSA. A programação do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis, será divulgada em breve.