Planetário da UFSJ é aberto à comunidade e estudantes

Publicada em 12/07/2017

Você sabia que a UFSJ tem um planetário? O projeto é aberto para visitas agendadas, especialmente de estudantes da educação básica. Em pouco mais de um ano de funcionamento, cerca de 2 mil pessoas visitaram o planetário. Em junho, por exemplo, 60 alunos da 1ª à 4ª série da Escola Municipal Doutor Kleber Vasques Filgueira visitaram e assistiram a filme sobre astronomia. O objetivo do projeto é mostrar ao estudante o espaço aéreo e proporcionar mais informações sobre o tema, inclusive com reprodução de filmes em outras áreas do conhecimento. O espaço, aberto também a toda comunidade, fica no Campus Dom Bosco.

O acervo tem oito filmes, sendo três de Astronomia e os demais sobre Biologia, Química e História. “São vários temas interdisciplinares que funcionam como temas geradores para ou iniciar um estudo na escola ou complementar na escola”, afirma o coordenador do programa, professor Alessandro Gomes. E acrescenta: “Essa união da educação formal que é a escola com ambientes não formais de ensino é muita profícua, porque amplia a sala de aula. A grande motivação nossa em manter o planetário em funcionamento é justamente atender o público escolar”.

O Ensino se dá através da abordagem das questões ecológicas, celulares, biológicas, estudos da célula animal, entre outros. O principal objetivo é promover a divulgação científica. “Aqui a gente tem um ambiente que promove essa divulgação de uma forma coerente com a beleza da Ciência, em um ambiente que atrai as pessoas. O planetário é digital. O conteúdo, som, áudio e imagem de qualidade envolve os visitantes nessa viagem, seja pelo espaço ou pela célula”, comenta Alessandro.

Ao final, são aplicados questionários com os frequentadores para que se possa ter uma ideia da aprendizagem proporcionada e, inclusive, a partir dos dados recolhidos, desenvolver artigos.

O Planetário

O programa de extensão Planetário da UFSJ teve início no dia 19 de maio de 2016, data em que se comemora o Dia do Físico. Em pouco mais de um ano de funcionamento, foi visitado por cerca de 2 mil pessoas, sendo que 1,5 mil são estudantes da Educação Básica, com idades variando entre 3 e 18 anos, e 500 pessoas da comunidade local.

O Planetário da UFSJ é aberto à visitação e promove toda quinta-feira, às 19h, sessões regulares para a comunidade, com palestras e exibição de um filme selecionado de acordo com a faixa etária e interesse do público. Acontecem também sessões especiais para escolas, grupos, professores ou qualquer pessoa interessada. Para isso é necessário o agendamento pelo e-mail planetario@ufsj.edu.br ou pelos telefones (32) 3379-2473/3379-2483.

Não deixe de acompanhar o site de notícias da UFSJ às sextas-feiras, quando o Comunica Extensão traz mais novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade