Parceria entre UFSJ e Prefeitura garante recolhimento de resíduos químicos e biológicos em São João

Publicada em 17/07/2017 - Fonte: ASCOM

Você deve imaginar que, numa Universidade com dezenas de cursos de áreas diferentes, são produzidos diversos tipos de resíduos, inclusive químicos e biológicos. É bom conhecer, então, as ações que a Universidade Federal de São João del-Rei está executando para garantir destinação adequada. Nos campi de São João del-Rei, a coleta está sendo viabilizada a partir de parceria entre a Pró-Reitoria de Administração (Proad), por meio do seu Núcleo de Meio Ambiente, e a Prefeitura de São João del-Rei.

Com a parceira, a empresa responsável pelo recolhimento e destinação de resíduos do município realiza também a coleta na UFSJ. A empresa possui certificação e licenciamento ambiental para execução dos serviços. Já foi recolhida cerca de meia tonelada de resíduos químicos e resíduos biológicos, contribuindo, assim, para diminuição do passivo ambiental da Universidade.

Para efetivação do recolhimento e destinação, está em andamento o levantamento quali-quantitativo dos resíduos gerados nas atividades acadêmicas. Esses dados subsidiam as ações de gestão de resíduos.

As unidades acadêmicas podem enviar as demandas de recolhimento de resíduos, a partir do preenchimento do formulário: goo.gl/forms/TK2BrFs6ZQqrhovG3. As demandas serão atendidas conforme agendamento prévio entre o Núcleo de Meio Ambiente e a empresa recolhedora.