Alunos da UFSJ participam da Jornada Nacional de Iniciação Científica da SBPC

Publicada em 21/07/2017

Vinte e um estudantes de cursos de graduação da UFSJ apresentam trabalhos na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC). O evento acontece durante a 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 16 e 22 de julho.

Além de apresentarem os resultados de suas pesquisas, os alunos podem participar de outras atividades promovidas durante a reunião da SBPC, como conferências, simpósios e mesas-redondas.

Todas as pesquisas que serão apresentadas na jornada foram indicadas pela instituição de ensino na qual o trabalho foi desenvolvido. No caso da UFSJ, as pesquisas foram escolhidas durante o XXIII Seminário de Iniciação Científica (SIC) , evento da instituição em que todos os alunos da universidade que fazem parte de algum projeto de iniciação científica apresentam os resultados de suas pesquisas. Ao fim do evento, os melhores trabalhos receberam qualificações como “Pesquisa Destaque” ou “Menção Honrosa” e foram indicados a participar da Jornada Nacional.

Uma das alunas da UFSJ que se apresenta na JNIC é Ellen Vasconcelos D’Alessandro, graduanda do curso de Física. Ela desenvolve a pesquisa há três anos, sob orientação do professor Josefredo Rodrigues Pliego Junior. Ellen começou sua iniciação científica em 2014, quando seu professor de Química Geral ofereceu o projeto. Desde então, explica, está sob orientação dele, iniciando agora o quarto projeto. “Pesquisamos mecanismos de reações químicas por métodos computacionais. Pretendo seguir carreira como pesquisadora em universidades ou centro de pesquisas. A JNIC contribui para minha formação, pois é uma oportunidade de conhecer pessoas que fazem trabalhos como o meu, além de expor minha pesquisa.”

69ª Reunião da SBPC

A edição 2017 da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência acontece nos campis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na Pampulha (Belo Horizonte) e em Montes Claros. O tema da edição é Inovação, Diversidade e Transformações. A programação é gratuita, aberta ao público.