Pesquisa da UFSJ estampa capa de periódico internacional

Publicada em 09/08/2017

Trabalho divulgado na edição de agosto da revista Electrophoresis é resultado de mestrado sobre os componentes do medicamento Tramadol

Uma pesquisa sobre a separação dos elementos do fármaco Tramadol, realizada na UFSJ, foi destaque na capa da edição de agosto do periódico internacional Electrophoresis. O trabalho é uma colaboração científica dos professores Clebio Soares e Keyller Bastos, ambos do Departamento de Ciências Naturais (Dcnat/UFSJ). Eles orientaram Matheus Cecílio da Fonseca, principal autor da pesquisa, no mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PGMQ-MG). 

O estudo foi desenvolvido de modo teórico/experimental em que, a princípio, foram elaborados os cálculos computacionais com a ajuda do professor Clebio e, logo após, eles foram comprovados pelo experimento, orientado pelo professor Keyller.

O Tramadol, medicamento usado para o alívio de dores, é formado por uma mistura racêmica dos componentes “R” e “S”. Por meio de metodologia da Química Analítica, a pesquisa trabalhou com a separação enantiomérica desses elementos. Os resultados alcançados mostram que é possível identificar e retirar o fármaco de amostras reais de outras substâncias, como do sangue e da urina.

“O que mais me surpreendeu não foi o fato de aparecermos em uma revista internacional, mas de sermos a capa da edição de agosto, dentre as tantas pesquisas divulgadas no mês. Isso mostra que os resultados obtidos são importantes e têm relevância para a sociedade”, enfatiza o professor Clebio Soares.

Você pode conferir a edição na íntegra pelo endereço goo.gl/tCbwWZ.

Revista Electrophoresis

Periódico internacional especializado na publicação de manuscritos originais de todos os aspectos da eletroforese, técnica científica de separação de partículas. Os artigos são separados em cinco categorias: geral, ácidos nucléicos, eletroforese e eletrocromatografia capilar, microfluidics e miniaturização, além de proteômica e eletroforese bidimensional. Eles focalizam métodos analíticos, preparativos novos ou melhorados e o desenvolvimento de teorias e aplicações de processos eletroforéticos.