Relatório do Núcleo de Meio Ambiente avalia impactos de laboratórios da UFSJ

Publicada em 23/08/2017

Uma das metodologias empregadas pela Universidade para que estudantes desenvolvam conhecimentos técnicos e práticos relacionados ao seu curso de graduação é a utilização de laboratórios. É dentro desses espaços que os universitários ganham acesso a equipamentos, ferramentas e aparatos que propiciam experiências análogas ao mercado de trabalho. Como parte de um ambiente, os laboratórios também impactam o meio ao seu redor. Ademais, termina por gerar resíduos que perdem a funcionalidade e, diversas vezes, não são reutilizáveis.

Aí entra em cena o trabalho do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com o intuito de avaliar e analisar os aspectos e impactos ambientais interligados às atividades acadêmicas, o Núcleo, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (Proad), produziu um relatório técnico intitulado Diagnóstico Ambiental - Identificação e avaliação de aspectos ambientais.

O diagnóstico ambiental é considerado um instrumento de gestão ambiental que permite identificar e analisar aspectos ambientais que, segundo a Norma ISO 14001, são atividades, produtos ou serviços de uma instituição que podem interagir com o ambiente, causando impactos ambientais positivos ou negativos. Assim, o relatório contribui para a tomada de decisões alusivas ao meio ambiente, bem como oportuniza o desenvolvimento de um modelo de gerenciamento ambiental e de indicadores para a gestão de resíduos.

Questionário

O primeiro passo para a elaboração do relatório foi aplicar questionário em 80 usuários de laboratórios da UFSJ, a fim de conhecer as especificidades de cada setor. Por intermédio dos resultados, classificou-se a significância de cada laboratório, ou seja, qual o índice de influência para o meio ambiente. Os níveis de classificação são baixo, moderado e alto. Tal nível leva em consideração a somatória dos critérios de abrangência, gravidade, frequência e probabilidade, na qual a soma de 1 a 5 refere-se a baixo impacto, 6 a 10 impacto moderado e de 11 a 15, alto impacto.

Ações de proteção

Após estudar as características de cada laboratório, o Núcleo de Meio Ambiente viu-se apto a promover ações de proteção ambiental. Em parceria com empresas de recolhimento, os resíduos laboratoriais de todos os campi estão sendo direcionados para os devidos locais de descarte. Até o fechamento desta matéria, havia sido recolhido, aproximadamente, 1,5 tonelada de resíduos.

As unidades acadêmicas, inicialmente dos campi da sede, podem enviar as demandas de recolhimento de resíduos para o e-mail nucleomeioambiente@ufsj.edu.br. As solicitações são atendidas conforme agendamento prévio entre o Núcleo de Meio Ambiente e a empresa recolhedora.

Clique aqui para conferir os resultados completos do relatório, bem como os processos de captação de dados.