Pesquisador da University of Southampton ministra palestra sobre mortandade de peixes em usinas hidrelétricas

Publicada em 19/09/2017

Você sabia que a mortandade de peixes em turbinas de usinas hidrelétricas é um dos principais problemas ambientais enfrentados por empresas? Para discutir o assunto, o pesquisador da University of Southampton (Inglaterra) Frances Davis ministra a palestra “A mechanical approach to understanding the susceptibility of fish to barotrauma”, na quarta-feira, 20, às 17h, na Sala 25 do prédio do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (PPGTDS) do Campus Alto Paraopeba (CAP) da UFSJ.

O objetivo é fomentar discussões sobre a mortandade de peixes em turbinas de usinas hidrelétricas. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em Tecnologias para Estudo e Conservação da Ictiofauna do PPGTDS, em parceria com pesquisadores da University of Southampton.

Ao passar por uma turbina, os peixes encontram-se submetidos a variações de pressão que podem gerar barotraumas (lesões causadas por variação de pressão). A ocorrência e extensão de lesões por efeito de descompressão em peixes são influenciadas por parâmetros morfofisiológicos e espaciais. Estudar as propriedades mecânicas envolvidas no processo pode fornecer informações necessárias para se identificar a susceptibilidade dos peixes em sofrer barotrauma, contribuindo significativamente para a minimização e/ou controle da mortandade de peixes em usinas hidrelétricas e colaborar para a sustentabilidade dos empreendimentos hidrelétricos.