Ismar Soares comanda atividades no evento "Educomunicar para refletir e mobilizar"

Publicada em 19/09/2017

Programação inclui 15 oficinas e lançamento do livro “Transdisciplinaridade & extensão: signos da Educomunicação no Brasil”

O professor da USP Ismar de Oliveira Soares é um dos grandes nomes da Educomunicação no país. Em 1999, ressemantizou o termo para designar um campo emergente de intervenção social na interface comunicação/educação. Convidado do evento "Educomunicar para refletir e mobilizar", Ismar ministra palestra e participa de roda de conversa e lançamento de livro nos dias 27 e 28 de setembro na UFSJ. O objetivo da iniciativa é mobilizar e incentivar a reflexão entre a comunidade acadêmica, professores da rede pública, estudantes do ensino fundamental e médio de São João del-Rei.

Como parte da programação, será lançado o livro “Transdisciplinaridade & Extensão: Signos da Educomunicação no Brasil”, no dia 27. A obra foi idealizada pelos professores da UFSJ Filomena Maria Avelina Bomfim, Maria José de Andrade e Orlando José de Almeida Filho, e teve colaboração de pesquisadores, estudantes de graduação e iniciação científica da universidade e busca elucidar as especificidades da educomunicação brasileira. O lançamento será no Centro Cultural UFSJ, às 17h, com a presença de Ismar Soares.

Já no dia 28 de setembro, a partir de 7h30, serão realizadas oficinas durante o dia no Campus Dom Bosco, abrangendo "Educomunicação e publicidade", "Confecção de uma revista escolar: representações em sala de aula", "História nas redes sociais", "Rádio escolar", "Dança afrobrasileira" e "A história em jogo: jogos de tabuleiro como recurso didático do conhecimento histórico"; a partir de 13h, "O cinema como prática educomunicativa na escola", "A fotografia como ferramenta educomunicativa", "Do som ao silêncio", "Cultura indígena", "Linguagens no ensino básico", "Uma experiência educomunicativa na Casa Lar", "Chuva de ideias e práticas de criação colaborativas", "Usando imagens como possibilidade educomunicativa", "Educomunicação na prática", "Educomunicação e cultura" e "Memes e redes sociais na internet".

Ainda no dia 28, a partir das 17h, o Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) recebe roda de conversa e palestra com Ismar Soares. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas na hora do evento.