Professores da UFSJ lançam livro sobre Educomunicação

Publicada em 25/09/2017

Filomena Maria Avelina Bomfim, Maria José de Andrade e Orlando José de Almeida Filho compõem o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educomunicação (GEPEducomufsj) da Universidade Federal de São João del-Rei. Juntos, organizaram o livro Transdisciplinaridade & Extensão: Signos da Educomunicação no Brasil, que será lançado no dia 27 de setembro, às 17h, no Centro Cultural UFSJ. O lançamento abre a programação do evento “Educomunicar para refletir e mobilizar” e terá a presença do professor Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), referência no assunto.

A obra é uma coletânea de artigos sobre a Educomunicação e sua expressão no Brasil, e recebe colaboração de pesquisadores, estudantes de graduação e iniciação científica da Universidade.

O objetivo do evento, como o nome sugere, é mobilizar e incentivar a reflexão com a comunidade acadêmica, professores da rede pública, estudantes do Ensino Fundamental e Médio de São João del-Rei e no âmbito do grupo de pesquisa GEPEducomufsj referente à Educomunicação e sua integração com outros saberes e práticas, a fim de otimizar as oportunidades de trocas de conhecimentos. No dia 28 de setembro serão realizadas oficinas, roda de conversa e palestra nos Campus Dom Bosco (CDB) e Tancredo de Almeida Neves (CTAN) da UFSJ (veja programação).

A Educomunicação é um campo teórico-prático que propõe um conjunto das ações inerentes ao planejamento e implementação de processos e produtos destinados a ampliar a capacidade de expressão de todas as pessoas num espaço educativo; melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas e desenvolver o espírito crítico dos usuários dos meios de comunicação.

Sobre os autores

FIlomena Bomfim tem graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas,1979), mestrado no Graduate Centre For Journalism - City University em Londres (1992), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1997), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2003) e pós-doutorado no McLuhan Program in Culture and Technology (MPCT), na Universidade de Toronto no Canadá, sob a orientação de Derrick de Kerckhove (2007). Foi professora da PUC Minas. Tem experiência em Jornalismo Regional. Coordena o projeto de extensão Vertentes Agência de Notícias (VAN), focada na produção de conteúdo regional e sua ligação com o contexto internacional. Em 2010, lançou o livro Tom Regional: a voz dos filhos da terra e, em 2015, o livro Vertentes no Jornalismo Mineiro, ambos no Centro Cultural da UFSJ.

Orlando José de Almeida Filho tem doutorado em Educação: história política sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2003). Especialista em História, cultura e sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1995). Licenciatura em História pela Universidade de Franca (1989). Licenciatura em Filosofia e Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1982). Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Ensino de História, História do Brasil República e Ensino.

Maria José Netto de Andrade é graduada em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1976). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 1984). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG,1998). Atua principalmente nos seguintes temas: indivíduo, sociedade, projeto sartreano. É professora do Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei.