Encerramento do XV CPC

Publicada em 06/10/2017

As Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e de Ensino de Graduação (Proen) convidam para o encerramento do XV Congresso de Produção Científica e Acadêmica (CPC) hoje, 6 de outubro, às 19h, no Auditório do Campus Dom Bosco. Na oportunidade, será ministrada a palestra “A produção de conhecimento e o desafio da teorização em Ciências Sociais em África: a contribuição dos intelectuais da África Ocidental", com o professor Carlos Cardoso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau (Inep).

A solenidade terá, ainda, a entrega da premiação aos melhores trabalhos de pesquisa e extensão, o lançamento do livro “Análise do processo de transição democrática na África Lusófona”, do professor Manuel Jauará, do Departamento de Ciências Sociais (Decis) da UFSJ, e o lacre simbólico da “Urna da Minha Aldeia”, uma espécie de cápsula do tempo que recebeu mensagens para os próximos 30 anos da UFSJ e que será aberta em 2047.

O Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ, maior evento de divulgação científica da instituição, já está acontecendo desde a segunda-feira, 2, e a TV UFSJ foi conhecer de perto alguns dos projetos apresentados. Confira a matéria: goo.gl/gZAEVV

O palestrante

Carlos Cardoso é formado em Antropologia Social e Filosofia, tendo concluído seu doutoramento em Filosofia na Universidade Friedrich-Schiller, Alemanha, e grau de Mestre em Antropologia Social pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Paris, França. Foi Diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau (Inep) e professor de Sociologia Política na Universidade Lusófona de Lisboa.

Até recentemente, foi Diretor do Departamento de Pesquisa do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em Africa (Codesria) com sede em Dakar. Recentemente, fundou o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral. Carlos Cardoso é autor e co-autor de vários livros e artigos versando sobre temas relacionados com a Guiné-Bissau e a África, nas disciplinas de História, Sociologia Política e Antropologia Social.