Publicado edital Pibex 2018

Publicada em 09/10/2017

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da UFSJ publicou hoje, 9, edital para seleção de projetos e programas de Extensão (Pibex), edição 2018. As inscrições ocorrem de 16 de outubro a 27 de novembro pelo sistema Pibex. Entre as mudanças do edital em relação a anos anteriores, estão a nova ficha de avaliação de propostas e a revisão da forma de avaliação dos projetos e programas.

A nova ficha de avaliação de propostas foi concebida e debatida na Comissão de Extensão em 2016 e colocada para consulta pública no primeiro semestre de 2017. A ficha procura uniformizar os olhares dos pareceristas sobre os indicadores recomendados pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior brasileiras (Forproex).

A revisão da forma de avaliação no ingresso de projetos e programas integra uma das ações deste ano da Proex: a estruturação do Programa de Acompanhamento e Avaliação da Extensão, que visa à construção de indicadores e fluxos de dados, nas etapas de seleção, desenvolvimento e encerramento de projetos e programas, de modo a possibilitar melhoria continuada das ações e visão gerencial sobre o conjunto de projetos e programas.

O certame mantém a duração de novos programas para dois anos, como ocorreu no edital anterior, e amplia o teto para bolsas de programas, os quais passam de três para quatro, assim como aumenta o limite de bolsas por coordenador, que passou de quatro para cinco.

O resultado provisório será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2018. Os pedidos de reconsideração poderão ser feitos pelo sistema Pibex, em novo módulo desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTInf). O resultado final está previsto para o dia 15 de março de 2018.

A íntegra do edital Pibex pode ser consultada aqui. A inscrição ocorre pelo sistema Pibex.