UFSJ abre vagas para mestrado e doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular

Publicada em 10/10/2017

Já começaram as inscrições para seleção de candidatos ao mestrado e doutorado do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), turmas de 2018. Das 110 vagas, quatro são destinadas ao Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Confira o edital

As inscrições ocorrem, de modo gratuito, pelo site www.sbbq.org.br/siad. Ao realizar o cadastro, é preciso enviar, em anexo, a documentação exigida pelo edital. Além disso, os documentos deverão ser entregues de modo impresso na secretaria da instituição que o candidato pretende cursar. Inscrições fora do prazo ou enviadas pelo Correio sem declaração serão desconsideradas.

Candidatos ao doutorado também precisam enviar um projeto de pesquisa com no máximo 5 páginas, que serão avaliados por três docentes durante o processo seletivo. Eles ainda precisam verificar os professores com vagas disponíveis para orientação.

As inscrições vão até dia 3 de novembro e os candidatos aprovados deverão ter dedicação integral ao curso. Informações mais específicas, como o horário e local das provas, podem ser obtidas na secretaria da instituição de ensino a qual o candidato concorre a vaga.

Etapas

O processo seletivo é constituído de duas etapas para candidatos do mestrado e três para os do doutorado. Na primeira fase, de caráter eliminatório, todos os participantes realizarão uma prova de conhecimentos sobre as áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. Nela, é preciso conseguir 5 ou mais pontos. O conteúdo programático encontra-se descrito no edital.

A segunda etapa é composta de uma avaliação de suficiência em língua inglesa, ou da entrega de certificado de proficiência, e ainda da análise de histórico escolar. Ela também é eliminatória. Tanto a primeira quanto a segunda etapa ocorrerão no dia 14 de novembro.

Os candidatos ao doutorado passarão por uma terceira etapa, sendo ela formada por uma Prova de Arguição sobre o projeto de pesquisa. Nela, acontecerá uma apresentação do trabalho durante 10 a 20 minutos e depois a avaliação dos docentes.

O resultado final será divulgado até cinco dias após a resposta da terceira etapa, sendo que a validade do processo seletivo é de um ano. Os alunos aprovados deverão realizar a matrícula de acordo com o calendário da instituição para a qual foram aprovados.

Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular

É uma rede de instituições públicas, constituída de seis unidades nucleadoras e 13 associadas, que visam estimular grupos de pesquisas, a formação de mestres e doutores e a criação de novos programas de pós-graduação nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. Ela reúne pesquisadores, docentes e discentes de várias instituições públicas de Ensino Superior do país.