CPC UFSJ, uma demonstração de que ensino, pesquisa e extensão andam juntos

Publicada em 18/10/2017

No mês em que celebramos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e ainda o Dia C da Ciência, o XV Congresso de Produção Científica e Acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei, ou simplesmente CPC, demonstra que ensino, pesquisa e extensão andam juntos, são indissociáveis. Essa indissociabilidade, inclusive, foi o tema do maior evento de divulgação científica da UFSJ, que aconteceu entre os dias 2 e 6. Em todos os campi, alunos e professores apresentaram o que foi produzido no último ano em ensino, pesquisa e extensão.

Sete Lagoas abriu os trabalhos, às 8h, com a palestra “ATER contemporânea às famílias de Minas”, ministrada pela agrônoma Érika Regina de Oliveira Carvalho, da Empresa de Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Em São João del-Rei, a abertura foi às 19h no Teatro do Campus Dom Bosco, com a participação da professora Carmen Teresa Gabriel, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ministrou a palestra “Formação de professores: heranças, desafios e relances”. Em seguida, a extensão mostrou sua força com a apresentação cultural Espetáculo Orquestra Jovem, pelas Orquestras Jovens de Santa Cruz de Minas e do Santuário de Matosinhos. Já no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), as atividades começaram na terça-feira, 7, às 8h30.

Após uma semana inteira dedicada à divulgação científica, na sexta-feira, 6, foram entregues os certificados de destaques e menções honrosas do Seminário de Iniciação Científica (SIC) e da Semana de Extensão (Semex). O encerramento, em São João del-Rei, ficou por conta da palestra "A produção de conhecimento e o desafio da teorização em Ciências Sociais em África: a contribuição dos intelectuais da África Ocidental”, ministrada por Carlos Cardoso, do Instituto Amílcar, Inep Guiné Bissau. Ainda no encerramento, foi lançado o livro “Análise do processo de transição democrática da África Lusófona”, do professor Manuel Jauará, do Departamento de Ciências Sociais (Decis), e lacrada simbolicamente a “Urna da Minha Aldeia”, espécie de cápsula do tempo que recebeu mensagens para os próximos 30 anos da UFSJ e que será aberta novamente em 2047.

Veja aqui o resultado da premiação da XV Semex dos programas e projetos de extensão da UFSJ que receberam os prêmios de destaque e menção honrosa. E aqui o resultado do XXIV Seminário de Iniciação Científica.

Confira, também, as fotos do evento e a matéria da TV UFSJ

Seminário de Iniciação Científica

O Seminário de Iniciação Científica (SIC) é um dos eventos do Congresso de Produção Científica e Acadêmica que prioriza a participação dos alunos da UFSJ com trabalhos concluídos de iniciação científica.

A apresentação no evento constitui-se como parte dos compromissos assumidos pelo aluno e pelo orientador junto aos programas institucionais de iniciação científica da UFSJ e as agências de fomento. Para a avaliação dos trabalhos de iniciação científica, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação conta com a participação da Câmara Interna e do Comitê Externo.

Seus objetivos são divulgar para toda a comunidade os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos durante o ano e contribuir para a consolidação de uma cultura da pesquisa na instituição, incentivando a circulação de informações e o debate em torno dos trabalhos que estão sendo produzidos por professores e alunos.

Semex

A Semana de Extensão Universitária (Semex) tem o objetivo de divulgar o conhecimento e promover a produção acadêmica da UFSJ. Discute as oito áreas da extensão utilizando-se de exposição de trabalhos e apresentações orais, e premia as experiências que mais contribuíram para a transformação da sociedade por meio do diálogo, da troca de saberes e da construção de novos conhecimentos, aliadas ao ensino e à pesquisa.

A Semex não só estimula, amplia e aprofunda o debate sobre a prática extensionista, como possibilita a oxigenação das atividades acadêmicas com o fortalecimento da relação entre a UFSJ e a sociedade. Para saber mais clique aqui.