Moção de Apoio do Conselho Universitário da UFSJ ao Pibid

Publicada em 14/11/2017

Na segunda-feira, 13 de novembro, o Conselho Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (Consu) aprovou Moção de Apoio ao Pibid, a ser encaminhada pela UFSJ à Capes. O texto se refere à "previsão de cortes no PLOA/2018, referentes aos programas da educação básica (cerca de 0,5% do orçamento do MEC) e a indefinição de novo edital para o próximo quadriênio" e manifesta pela "prorrogação do atual edital do Pibid, com manutenção do quadro de bolsas por até 48 (quarenta e oito) meses", apresentando, para isso, justificativas.

Confira o texto completo:

"Moção de Apoio do Conselho Universitário da UFSJ ao PIBID
a ser encaminhada à CAPES

Tendo em vista a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) à formação dos professores no Brasil, em vigência desde 2007, sob coordenação da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Capes, bem como as metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), vimos, com muita preocupação, a previsão de cortes no PLOA/2018, referentes aos programas da educação básica (cerca de 0,5% do orçamento do MEC) e a indefinição de novo edital para o próximo quadriênio. Desse modo, conforme o disposto no item 11.6, alínea b, do edital 61/2013, encaminhamos manifestação formal do CONSU/UFSJ demandando a prorrogação do atual edital do PIBID, com manutenção do quadro de bolsas por até 48 (quarenta e oito) meses, tendo em vista as seguintes justificativas:

. o projeto institucional encontra-se em situação regular na entrega de relatórios e prestação de contas parciais;

. a inserção dos estudantes de licenciatura da UFSJ em escolas públicas da cidade de São João del-Rei desde 2007 sem interrupção, trazendo expressiva melhora na qualidade da educação básica e na qualificação da formação de futuros docentes;

. o Programa tem gerado resultados nas escolas e na universidade, valorizando os cursos de licenciatura, favorecendo o acesso dos supervisores à pós-graduação e contribuindo com a aproximação orgânica entre a instituição de ensino superior e as redes básicas de ensino;

Certos da responsabilidade comum de oferecer formação de professores para a educação básica e da sensibilidade de Vossa Senhoria, no que diz respeito à contribuição dos Programas à formação de professores e à melhoria da educação pública no Brasil, contamos com o compromisso da Capes para manutenção das atividades em andamento."