<i>Empreenda. Em Ação!</i> seleciona três projetos para final em Ouro Preto

Publicada em 17/11/2017

Em setembro, o site de notícias da UFSJ divulgou o lançamento do Programa “Empreenda. Em Ação!”, criado na Ufop e organizado pela Associação de Desenvolvimento de Software, Produtos e Pessoas da Região dos Inconfidentes Mineiros (DevelOP). O Programa tem como objetivo disseminar a educação empreendedora em Minas Gerais, envolvendo 16 instituições de ensino superior do estado, entre elas a UFSJ. Agora, a Universidade Federal de São João del-Rei já tem data certa para definir os três projetos que disputarão a final com as outras 15 instituições: 24 de novembro.

Nessa data, acontece o Evento Local do Empreenda Em Ação (Elea). Durante o evento, serão apresentados os 15 projetos da UFSJ selecionados para a competição interna, e destes sairão os três finalistas. O Elea acontece das 14h às 17h no Auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio.

Para alcançarem o Elea, os alunos desenvolveram projetos com foco na idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócios reais, colocados em prática por meio de disciplinas curriculares, da graduação e pós-graduação, relacionadas ao empreendedorismo. Ao longo das aulas, os trabalhos foram elaborados e estruturados para chegarem à competição organizada pela própria Universidade.

Apenas três desses projetos desenvolvidos dentro da UFSJ seguirão para a grande final, em Ouro Preto, na qual os finalistas participarão de rodadas presenciais e virtuais de investimento.

Empreenda na UFSJ

A iniciativa de trazer a competição à UFSJ veio do professor do Departamento de Ciências da Computação Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, com o apoio da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico do Campos das Vertentes (Indetec), mediante sua coordenadora, a professora Valéria Maria Martins Judice, e da administradora Moema Guimarães Santos, além dos professores da UFSJ que lecionam disciplinas associadas ao ramo do empreendedorismo.