(Simplescidade): estudante de Jornalismo transforma Projeto Rondon em TCC

Publicada em 21/12/2017

O resultado do trabalho é um fotolivro que trata de temas como felicidade e simplicidade após experiência do Rondon em Tocantins

Simplicidade e felicidade: duas características dos moradores de Brejinho de Nazaré, um município do estado de Tocantins, que impressionaram a estudante Dyonara Monartes do curso de Jornalismo da UFSJ. Junto de mais sete estudantes da instituição, Dyonara foi uma das integrantes da Operação Tocantins, que levou atividades extensionistas através do Projeto Rondon até o município de Brejinho em janeiro de 2017. Essa experiência, vivida durante o Rondon, motivou Dyonara na elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso, resultando na produção do fotolivro “Simplescidade”.

Com 46 páginas, o trabalho, orientado pela professora Luciene Tófoli, traz fotografias de moradores da cidade, legendadas por falas dos próprios personagens. Elas trazem justificativas e explicações sobre onde encontrar a felicidade nas ações cotidianas daquele município. Além de levar o leitor a conhecer Brejinho de Nazaré, “Simplescidade” é um aprofundamento sobre entender conceitos como felicidade e simplicidade e ainda de compreender a fotografia como representação de um contexto histórico, social e econômico.

Dyonara procurou o Rondon motivada pelas histórias de outros companheiros de sala que já haviam participado de operações anteriores. Para ela, o projeto representava a possibilidade de vivenciar uma experiência nova diante das outras que já havia se envolvido na graduação, principalmente, por ser mais humanitária.

A pré-produção do fotolivro começou, após a participação no Rondon, dentro de uma disciplina do curso de Jornalismo da UFSJ, denominada Projeto Experimental. Ao longo das aulas, a estudante se dedicou a parte teórica e escrita do produto, auxiliada pela pesquisa feita na preparação para a execução do Rondon.

Para a produção, a estudante precisaria voltar ao município. Sem recursos financeiros para a viagem, ela mobilizou uma campanha de financiamento coletivo, realizada e divulgada nas redes sociais, que a possibilitou viajar novamente para Brejinho de Nazaré. Foi quando Dyonara encontrou os quinze personagens que se ofereceram para integrar a narrativa do fotolivro. Invés do uso de técnicas jornalísticas de entrevista, com perguntas e respostas, ela optou por uma troca de conhecimentos com os moradores, adentrando em suas rotinas e costumes, para, assim, conhecer melhor a comunidade.

Ao voltar à São João del-Rei, Dyonara passou pela pós-produção, em que houve a seleção das entrevistas, o tratamento das imagens e a diagramação do fotolivro, com a ajuda de uma estudante também formada em Jornalismo pela UFSJ. Em uma experiência interdisciplinar, o fotolivro é finalizado por um texto do estudante Luiz Henrique da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), companheiro de Dyonara durante o Projeto Rondon.

Toda a produção do fotolivro fez a estudante compreender que, além dos muros acadêmicos, qualquer lugar pode se transformar em uma sala de aula e gerar conhecimento. “A universidade não é só para formar pessoas com diploma, mas ele precisa representar todas as experiências modificadoras que tivemos. O meu projeto prova que a universidade também pode ser um instrumento de modificação social”, enfatiza Dyonara.

Projeto Rondon
Coordenado pelo Ministério da Defesa e financiado pelo Governo Federal, o Projeto Rondon pretende estabelecer o contato dos universitários com a realidade brasileira. Com a ajuda de professores, os estudantes realizam atividades multidisciplinares em municípios de vulnerabilidade social durante um período determinado, possibilitando a melhoria da qualidade de vida dos moradores. A UFSJ já participou quatro vezes do Projeto e foi selecionada para a próxima operação que acontece na cidade de Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, em julho de 2018.