Divulgado edital de Inscrições para mestrado em Letras

Publicada em 12/01/2018

O amor pelas palavras é construído ao longo dos anos. Desde os primeiros livros infantis lidos até a análise sintática, da literatura à semântica. Aqueles que têm interesse em se dedicar ainda mais às palavras, suas construções e significados já podem anotar na agenda: o Programa de Pós-Graduação em Letras lançou edital para processo seletivo para o ingresso no programa de mestrado em Letras da UFSJ. As inscrições acontecem em março (veja cronograma ao final do texto).

O curso de mestrado tem uma única área de concentração Teoria Literária e Crítica da Cultura e está organizado em duas linhas de pesquisa: “Discurso e Representação Social” e “Literatura e Memória Cultural”. São oferecidas 11 vagas para cada linha, totalizando 22 mestrandos.

Para se inscrever é preciso enviar a documentação descrita no edital para o e-mail processoseletivopromel2018@ufsj.edu.br e pagar a Taxa de Expediente de Processo Seletivo, no valor de R$ 75,00 no Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no endereço eletrônico https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp. Fique atento às datas!

O processo seletivo

A seleção terá três etapas distintas. A cada etapa o candidato recebe nota de 0 a 10. Todas as etapas são classificatórias e a nota final mínima para aprovação é 7.

1) Prova escrita de conteúdo específico, com duração de três horas, a respeito do conteúdo da bibliografia divulgada no edital. As questões devem ser respondidas em prosa dissertativa, não é permitida a consulta de materiais durante a realização da prova. A primeira etapa tem peso duplo.

2) Prova instrumental de língua inglesa, com duração de três horas. Aos candidatos será apresentado um texto escrito em língua inglesa para que respondam, em português, questões relacionadas à compreensão do texto. É permitido o uso de dicionários. Esta etapa é obrigatória e tem peso único

3) Defesa oral do Plano de Estudo proposto pelo candidato. Esta etapa será gravada em formato audiovisual para assegurar a transparência do processo e em cumprimento a determinações legais. A terceira etapa também tem peso duplo.

Cronograma

Fique atento e não perca prazos! Confira o cronograma do processo seletivo:

- 19 a 23 de março de 2018: inscrições pelo e-mail processoseletivopromel2018@ufsj.edu.br
- 8 de maio de 2018: primeira etapa, prova escrita, com início às 9 horas.
- 8 de maio de 2018: segunda etapa, prova de língua estrangeira, com início às 14h30.
- 9 e 10 de maio de 2018: terceira etapa. A terceira etapa é realizada individualmente pelos candidatos e a ordem das defesas orais é definida pela ordem alfabética dos nomes dos candidatos. Os horários individuais serão divulgados no endereço eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSJ e afixados no quadro de avisos do curso, no Campus Dom Bosco.
4 de junho de 2018: divulgação do resultado do processo seletivo.
- 4 a 8 de junho de 2018: período para interposição de recursos ao resultado do processo seletivo.
- 21 de junho de 2018: resultado da análise dos recursos ao resultado do processo seletivo.
- 27 de junho de 2018: divulgação do Resultado Final.

Para acessar o edital, clique aqui.