Conheça as novas rotinas de trânsito e estacionamento no Campus Santo Antônio

A partir do dia 1º de fevereiro, o trânsito e o estacionamento de veículos no Campus Santo Antônio terão sua rotina alterada. A Divisão de Projetos e Obras elaborou proposta piloto de controle de acesso e utilização dos bolsões de estacionamento. Priorizando o melhor fluxo de trânsito, foram demarcadas 250 vagas para carros (incluindo vagas para pessoas com deficiência e idosos, conforme legislação vigente) e 61 para motocicletas.

Além disso, placas de advertência e regulamentação foram posicionadas por todo o Campus, bem como sinalização que divide as vagas entre visitantes, discentes, Reitoria, veículos oficiais e servidores (docentes, técnicos-administrativos, procuradores federais da unidade, vinculados à Reitoria, e colaboradores terceirizados).

A fiscalização e o controle de acesso ficarão sob responsabilidade do Setor de Segurança Institucional (SSEGI), que fornecerá ao usuário um crachá de identificação, a ser apresentado para liberação de acesso ao Campus, o qual deverá permanecer visível durante todo o tempo em que o veículo estiver estacionado. O crachá será entregue a partir do dia 15 de janeiro, mediante cadastro no SSEGI, sala 1.03, antigo prédio do Depel.

Para mais informações, entre em contato: (32) 3379-2597 e seguranca@ufsj.edu.br, canais que também receberão críticas e sugestões.

Mudanças

A entrada continua a ser realizada tanto pela portaria principal (Praça Frei Orlando), que dá acesso a todo o Campus Santo Antônio, quanto pela portaria da Rua Frei Estêvão. Esta, entretanto, com as novas rotinas, permitirá acesso apenas aos bolsões de estacionamento do antigo ginásio, complexo de salas de aula e prédio de Fabricação da Engenharia Mecânica. Isso porque o fluxo de trânsito no trecho entre os prédios do DCTEF e do antigo Depel passa a ser mão única, permitindo circulação para quem sobe. Dessa forma, caso a entrada seja pela Frei Estêvão, a saída deve ser realizada obrigatoriamente pela mesma portaria.

A saída pela portaria principal será permitida somente quando forem utilizados os estacionamentos em torno do prédio da Reitoria e o da Biblioteca.

Os estacionamentos destinam-se exclusivamente aos servidores efetivos e substitutos; procuradores federais da unidade vinculada à Reitoria; colaboradores terceirizados e cedidos, em efetivo exercício, e aos alunos regularmente matriculados, com atividades didáticas no local. Haverá vagas direcionadas para visitantes, salvo em eventos (concursos, vestibulares, cursos, formaturas e assemelhados).

A Pró-Reitoria de Administração informa que, por se tratar de um plano piloto, primeiramente será realizada a análise do impacto e dos aprimoramentos necessários, para posterior implantação nos demais campi. O período de testes terá duração de um mês, sob orientação dos vigilantes sobre como proceder. Segundo a pró-reitora de Administração, Vera Meneghini, “é importante que cada um tenha responsabilidade e consciência no uso dos espaços, demonstrando assim respeito aos colegas e às leis de trânsito”.  


Publicada em 12/01/2018
Fonte: ASCOM

 Voltar