Enem 2017: notas já podem ser consultadas

Publicada em 18/01/2018

Candidatos devem acessar a Página do Participante para conferir o resultado das provas

A expectativa acabou! A partir desta quinta, 18, candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 já podem consultar o resultado individual das provas por meio da Página do Participante. A divulgação das notas foi antecipada para um dia antes do que o anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ano anterior.

Para a consulta das notas será necessário informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. A mesma que será utilizada para as seleções que dão acesso ao ingresso em universidades públicas e particulares, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Quem esqueceu as informações de acesso pode recuperá-las de modo simples, utilizando o CPF, o e-mail ou o número de celular cadastrados. Para isso, basta clicar na opção Esqueci minha senha, disponível na própria página de acesso ao resultado. O site do Inep ainda contém orientações mais detalhadas para o procedimento. Durante a recuperação, o estudante deve conferir se os dados estão atualizados ou não.

Estudantes treineiros (com menos de 18 anos) podem consultar os resultados após 60 dias da divulgação regular. O mesmo prazo vale para a consulta dos espelhos das redações, que possibilita ao candidato ver como se saiu nas competências dessa prova.

As provas
Com cerca de 4,5 milhões de participantes, o Enem 2017 trouxe algumas mudanças na realização das provas. Pela primeira vez na história do Exame, a aplicação aconteceu em dois finais de semana consecutivos, sendo realizada nos dois primeiros domingos de novembro (dias 5 e 12).

No total, os candidatos responderam 180 questões de múltipla escolha, distribuídas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias. Além disso, redigiram redação dissertativo-argumentativa, avaliada de 0 a 1.000 pontos.

Entenda a nota
O Enem é avaliado por uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse sistema, diferente da metodologia tradicional de avaliação, não são consideradas apenas a quantidade de erros ou acertos dos candidatos. As questões são separadas em níveis de dificuldade (fácil, difícil e intermediário). O resultado é obtido pela qualidade e o equilíbrio das respostas: um candidato precisa acertar mais respostas fáceis que difíceis para obter uma nota favorável. Esse sistema também ajuda a identificar se o estudante “chutou” algumas questões.

O que fazer com o resultado?
As notas do Enem são a porta de acesso aos processos seletivos para ingresso no Ensino Superior, tanto em universidades públicas quanto em particulares. Elas podem ser utilizadas em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Cada seleção tem um cronograma específico para a participação.

Fiquem atentos! As inscrições para a edição 2018 do Sisu vão de 23 a 26 de janeiro; as vagas disponíveis já podem ser consultados neste link.