Mestrado em Artes Cênicas na UFSJ: edital lançado

Inscrições acontecem entre os dias 2 e 23 de abril

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ (PPGAC) recebe, entre os dias 2 e 23 de abril, inscrições para a turma do segundo semestre de 2018 do mestrado em Artes Cênicas. Ao total, 16 vagas estão disponíveis, divididas nas duas linhas de pesquisa do programa: “Cultura, Política e Memória” e “Performance, Processos e Poéticas Artísticas”. 

Com duração máxima de dois anos, o curso será ministrado no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN), preferencialmente, no turno vespertino. O programa pretende formar profissionais capazes de desenvolver pesquisas científicas na área de concentração, além de possibilitar o acesso à carreira acadêmica.

Inscrições

Interessados devem se inscrever, de modo único e exclusivo, pelo e-mail “ppgac_selecao@ufsj.edu.br”. Em até dois dias úteis, a confirmação da inscrição será feita pela secretaria do programa, e a lista dos inscritos será divulgada até o dia 11 de maio por este link

As vagas são para candidatos graduados ou em fase de conclusão em cursos como Teatro, Artes Cênicas ou que atendam ao perfil do programa. Candidatos estrangeiros também podem participar.

Ficha de inscrição on-line, anteprojeto na área de pesquisa do curso, Currículo Lattes atualizado e comprovante do pagamento da taxa de inscrição fazem parte dos documentos exigidos para a inscrição. Na proposta do anteprojeto, o candidato deve indicar três sugestões de professores para orientação, conforme as linhas de pesquisa mencionadas no edital (goo.gl/Moi6xL).

A taxa para pagamento é gerada na internet, a partir da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 75. Candidatos de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), têm direito ao pedido de isenção no processo seletivo. A solicitação deve ser feita pela internet no período de 15 de fevereiro a 9 de março.

Mais informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na sala 2.18 do prédio Reuni II do Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) ou pelo telefone (32) 3379-4981.

Seleção

O processo seletivo terá três etapas, realizadas no Campus Tancredo Neves (CTAN), de caráter classificatório. Cada etapa tem o valor de 10 pontos, e a nota final será calculada pela média aritmética das três etapas. A seguir, listamos o cronograma e especificações de cada etapa:

1) Prova Escrita - dia 21 de maio: com duração de 4 horas, a avaliação será composta de questões dissertativas sobre conteúdos da bibliografia sugerida no edital. Nesse dia, também é preciso entregar os documentos comprobatórios do currículo;
2) Defesa Oral do Anteprojeto - dias 22 e 23 de maio: As apresentações são individuais e ocorrem em ordem alfabética. Candidatos não-residentes em São João del-Rei podem apresentar de modo não-presencial em formatos alternativos (Skype ou outros);
3) Análise do currículo - dia 24 de maio: Ela acontece sem a presença dos candidatos. A pontuação de cada item que compõem o currículo ainda será divulgada.

Candidatos aprovados em todas as etapas também realizarão teste de proficiência em língua estrangeira. O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 4 de junho. Após isso, o candidato tem até 11 de junho para a interposição de recursos e o resultado final acontece no dia 25 de junho.


Publicada em 06/02/2018
Fonte: ASCOM

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