Saberes D'Avó oferece curso a distância de introdução à programação

Publicada em 23/02/2018

O programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Saberes D’Avó está proporcionando uma inovação às escolas públicas da cidade. A novidade é a oferta de minicursos de introdução à programação, via jogos educativos para smartphones, aos estudantes do Ensino Médio. Para isso, é utilizada a ferramenta MIT App Inventor, a fim de ensiná-los a desenvolver jogos do tipo “quiz”, usando como conteúdo a sabedoria de seus ascendentes.

O objetivo é introduzir o ensino de programação para jovens, com a finalidade de trabalhar o “pensamento computacional” e também propiciar a utilização de novos recursos tecnológicos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

O curso tem duração de um mês. Ao final, o aluno faz uma prova para verificar seus conhecimentos sobre todos os conceitos aprendidos. Aqueles que demonstrarem proficiência no assunto e completarem todas as atividades que o Programa oferecer recebem um certificado emitido pela UFSJ.

Para fazer o minicurso basta possuir um computador conectado à Internet e um celular Android. Os interessados devem ter de 12 a 18 anos. O curso começa no dia 12 de março e a duração prevista é de um mês. A inscrição já pode ser feita aqui

Relação entre idosos e jovens

Saberes D'Avó tem como intuito estreitar a relação entre idosos e jovens. O projeto consiste no ensino de programação para os estudantes do ensino médio, quw desenvolvem jogos do tipo quiz, utilizando como conteúdo desses jogos o conhecimento dos idosos. No minicurso, os alunos deverão entrevistar seus avós ou outros idosos para coletar dados sobre sua experiência de vida. É importante que os idosos compreendam o papel fundamental que eles têm com contribuição de suas experiências de vida para o aprendizado dos mais jovens.

O curso é ministrado por Ana Letícia Neves, bolsista do Saberes e graduanda em Ciência da Computação da UFSJ, e pelo professor Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Dcomp).Serão selecionados os primeiros 50 alunos a se inscreverem.

Para saber mais sobre o Saberes D’Avó, clique aqui.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe!