Chamada presencial: última chance de entrar na UFSJ pelo Sisu 2018/1

Publicada em 28/02/2018

Convocações acontecem entre os dias 5 e 9 de março. UFSJ já publicou lista de espera e relação de vagas remanescentes

Se você não foi convocado em uma das três chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2018, mas está na lista de espera, é hora de ficar atento! Ainda há chances de ingressar na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) por meio das chamadas presenciais. As convocações acontecem entre os dias 5 e 9 de março, de acordo com o cronograma divulgado pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).

Mas, o que é a chamada presencial? É a última etapa do processo seletivo do Sisu 2018, quando os candidatos precisam comparecer em dia, local e horários estabelecidos pela instituição de ensino, para concorrerem às vagas remanescentes e, se convocados naquele momento, efetuarem a matrícula.

Os estudantes são classificados de acordo com a lista de espera, constituída por aqueles que manifestaram interesse no site do Sisu. Durante a realização da convocação presencial, é lida a listagem nome a nome em voz alta, seguindo a ordem de reclassificação, até o preenchimento das vagas ainda existentes em cada tipo de ação.

Na UFSJ, a lista de espera para a chamada presencial e o quadro de vagas disponíveis já foram divulgados - veja aqui. As convocações estão distribuídas por cursos. No cronograma da Copeve, candidatos podem conferir quando ocorre a convocação do curso em que estão inscritos.

Vale lembrar que, após o horário estipulado, os portões dos locais das chamadas serão fechados, não sendo mais permitida a entrada do candidato. Por isso, a Copeve alerta que os interessados devem chegar com antecedência ao local. A Copeve também ressalta que o quadro de vagas poderá ser atualizado até o dia da chamada presencial, podendo, também, surgir novas vagas no momento de realização da chamada, caso haja desistência ou indeferimento dos candidatos já convocados para matrícula. Todos os candidatos que estão na lista de espera para a chamada presencial poderão participar.

Documentação

Como a matrícula dos aprovados na chamada presencial é feita logo após o momento da seleção, o candidato deve se atentar para levar os documentos exigidos pela universidade (confira aqui). Diferentemente das chamadas anteriores, eles não precisam preencher a ficha de cadastro eletrônica.

Cronograma

Confira a seguir os locais, datas e horários das chamadas presenciais, distribuídos por cursos:

Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinopólis, 5 de março, às 13h: Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina (curso em Divinópolis)

Campus Sete Lagoas, 6 de março, às 13h: Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Interdisciplinar em Biossistemas

Campus Alto Paraopeba em Ouro Branco, 7 de março, às 13h: Engenharia Civil (noturno), Engenharia de Bioprocessos (noturno), Engenharia de Telecomunicações (noturno), Engenharia Mecatrônica (noturno) e Engenharia Química (noturno)

São João del-Rei: a chamada presencial acontece no Campus Santo Antônio, em dois dias e horários diferentes:

8 de março, às 8h: Administração (integral e noturno), Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Comunicação Social-Jornalismo

8 de março, às 14h: Ciências Econômicas (noturno e integral), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica (noturno e integral), Engenharia Mecânica (noturno e integral)

9 de março, às 8h: Filosofia, Física (Bacharelado e Licenciatura), Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História (Bacharelado e Licenciatura), Letras (Língua Inglesa e Português)

9 de março, às 14h: Matemática, Medicina (curso em São João del-Rei), Pedagogia, Psicologia (integral), Química (Bacharelado e Licenciatura), Teatro (Bacharelado e Licenciatura) e Zootecnia