Robocap UFSJ vai ao pódio do Iron Cup 2018

Publicada em 21/03/2018

A equipe Robocap - Robotic Team, da UFSJ, obteve medalha de bronze na Iron Cup 2018. Participaram da competição 22 equipes de universidades federais e particulares e uma equipe do ensino técnico. A Iron Cup, que faz parte da Inatel Week of Control and Automation (IWCA), envolve diferentes áreas da robótica em disputas de robôs, dividida em cinco categorias. O time da UFSJ competiu e foi premiado na categoria "Futebol 2D", uma modalidade de jogo de futebol virtual de dois times rivais que, por meio de uma programação específica, realizam as tarefas do jogo.

Aluísio Pires é um dos membros da equipe e cursa Engenharia Mecatrônica da UFSJ. Para ele, o bom resultado proporcionou “uma visão melhor de como nosso novo time será apresentado na Latin American Robotics Competition (LARC)”. Além de Aluísio, o time da UFSJ que participou do Iron Cup 2018 no início do mês de março é formado pelos alunos Hudson Fabiano, Isabelle Koga, Wellington Lourenço, Ricardo Brandão e Igor Lima, também da Mecatrônica, e Túlio Carvalho, da Engenharia de Telecomunicações.

O professor do Departamento das Engenharias de Telecomunicações e Mecatrônica (Detem/UFSJ) Heber Tormentino, que orientou a equipe durante o evento, ressalta que “foram desenvolvidos algoritmos computacionais de inteligência artificial que capacitam os robôs autônomos construídos pela equipe a realizar tarefas sozinhos, como combates contra outros robôs, ou jogar partidas de futebol eletrônico, sem a necessidade de controle externo”. Heber e a equipe destacam, também, o incentivo e a disponibilização generosa dos recursos necessários por parte da UFSJ.

Segundo o professor Edgar Furtado, também do Detem/UFSJ, essas competições em robótica contribuem, de forma significativa, para consolidar teorias e métodos aprendidos em sala de aula, bem como fortalecem a importância do senso de trabalho em equipe, muito importante no contexto da busca de soluções em problemas de engenharia.

Edital Robocap

A Equipe Robocap - Robotic Team recebe inscrições para processo seletivo até 25 de março. Interessados em fazer parte da equipe devem acessar o edital aqui. Veja mais informações no facebook da Robocap.