O projeto Urbe e os olhares sobre São João del-Rei

Publicada em 22/03/2018

"Memórias do Carnaval" é tema do próximo vídeo a ser exibido no Centro Cultural UFSJ

O projeto de extensão “Urbe - Olhares sobre São João” lança nesta quinta, 22, o documentário “Memórias do Carnaval”. O lançamento acontecerá às 16h no Centro Cultural UFSJ, sendo a entrada gratuita e aberta para a comunidade. O documentário faz parte da proposta do projeto de gravar, a cada dois meses, programas em formato de vídeo que abordam temas como religião, música, culinária, festividades, ruas conhecidas de São João del-Rei, como a antiga Rua da Cachaça e Rua Santo Antônio.

O projeto URBE atua com a comunidade na produção de vídeos sobre sociedade, cultura, costumes e tradições. Para isso, a equipe do projeto, o bolsista e demais participantes voluntários buscam conhecer mais a fundo os elementos que são tratados nos programas.

O bolsista do projeto, Jederson Rocha, destaca que a equipe “busca ter uma relação bem íntima com as pessoas que serão entrevistadas, para que possam se sentir à vontade e ser espontânea ao máximo. A gente não quer nada ensaiado, bonitinho, decorado. A gente quer os fatos e as histórias do jeito que elas realmente são, e esse contato íntimo com as fontes auxilia muito na hora de produzir e gravar”.

Além da confecção dos vídeos, a produção dos programas também é realizada em parceria com a comunidade. Entrevistas, sugestões de pauta, exibição e debates colaboram para essa aproximação do projeto com os diversos grupos sociais envolvidos e para dar voz aos temas retratados.

Urbe

O Urbe - Olhares sobre São João foi criado no segundo semestre de 2015, pelo professor Francisco ngelo Brinatti, do curso de Comunicação Social - Jornalismo. No mesmo ano, foi submetido ao Edital Pibex, sendo aprovado como projeto de extensão em 2016. Este ano, o projeto completa três anos de atuação.

O objetivo de sua criação foi levar, por meio do audiovisual e de sua divulgação via redes sociais, um programa que valorizasse as pessoas e diversos temas da cidade que não conseguem muito espaço na mídia tradicional. Francisco destaca que trabalhou em um jornal de uma grande emissora e só recebia sugestões de pauta sobre religião e artesanato dessa cidade, “e chegando aqui, em 2013, vi que a cidade tinha outras características que não eram abordados nos veículos tradicionais”.

Para o coordenador, a importância do Urbe como viés extensionista é resgatar a memória, trabalhando com a construção de olhares de uma cidade que é múltipla, valorizando as suas riquezas. “A gente sempre trabalha com esse olhar, ter essa sensibilidade de mostrar que essa cidade não é só passada pelos meios tradicionais, uma cidade formada, definida. A gente tenta sempre mostrar novos olhares, relações dessa cidade que é múltipla, que tem várias facetas e identidades e que dialogam entre si e que constituam o Urbe”.

O público-alvo são os moradores da comunidade, membros da Universidade, moradores de fora que vieram morar em São João e moradores de fora que querem conhecer mais a cidade. Atualmente, a equipe do Urbe reúne o coordenador do projetor, Professor Francisco Brinatti, o bolsista Jederson Rocha e tem a participação voluntária de 14 estudantes de variados períodos do curso de Comunicação Social - Jornalismo.

Ações Futuras

O projeto visa realizar, neste ano, a publicação de cinco episódios, um a cada dois meses, com o intuito de fomentar debates, valorizar as pessoas, instituições e temas da cidade. O objetivo é trazer pontos positivos e que valorizem elementos que possuem pouca visibilidade midiáticas.

“É um modo de registrar um recorte histórico desse momento que a gente vive e manter isso como memória para gerações futuras estarem analisando essa São João del Rei de hoje. E, também, fazer com que as pessoas se emocionem ao verem na tela as suas histórias sendo representadas”, é o que espera Francisco.

O projeto pretende executar este ano são, além dos tradicionais programas publicados mensalmente, uma novidade: miniprogramas sobre pessoas de São João del-Rei e o seu dia a dia.

Fique ligado! Acompanhe o projeto no facebook e envie sugestões de pauta, fotos (com créditos) sobre o tema que o projeto estiver trabalhando. As fotos enviadas são colocadas ao final de cada programa, com créditos da pessoa.