Núcleo de Meio Ambiente desenvolve ação para descarte de pilhas e baterias

Publicada em 20/04/2018 - Fonte: ASCOM

Visando diminuir o impacto gerado por resíduos descartados indevidamente, o Núcleo de Meio Ambiente da UFSJ (Nuamb) iniciou a Ação Ambiental de Coleta de Pilhas e Baterias. A intenção é recolher os objetos para evitar o descarte em locais inapropriados e, assim, diminuir o impacto dos materiais no meio ambiente.

Pilhas e baterias contêm metais pesados e outras substâncias tóxicas que, após o uso, tornam-se objetos perigosos. Quando os dispositivos deixam de ter utilidade e são despejados inadequadamente, eles podem estourar e, assim, vazar líquido tóxico como cádmio, chumbo e mercúrio. Esses metais contaminam solos e lençóis freáticos e tendem a provocar desde câncer a mutações genéticas.

Os dispositivos podem ser depositados nos ecopontos de coleta. No Campus Dom Bosco, o ecoponto está localizado na portaria. No Campus Santo Antônio, o descarte pode ser feito ao lado do trailer. Já no Campus Tancredo Neves, as pilhas e baterias podem ser descartadas no térreo do prédio de Administração.

O Núcleo pretende tornar a ação permanente, avaliando periodicamente sua continuidade. Segundo Gustavo Henrique Almeida, coordenador do Nuamb, os resíduos de pilhas e baterias coletados nos ecopontos serão encaminhados para empresa de reciclagem e destinação final, conforme legislação ambiental vigente.

A ação de coleta de pilhas se soma à coleta e reciclagem de óleo de cozinha, também realizada pelo Núcleo e que já possui Pontos de Entrega Voluntária (PEV) nos campi da UFSJ situados em São João del-Rei.

Conheça o Núcleo

O Núcleo de Meio Ambiente é vinculado a Pró-Reitoria de Administração (Proad) e desde 2017 busca assessorar o planejamento e a execução de uma agenda ambiental permanente na UFSJ. Para isso, o Nuamb desenvolve ações e programas de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade.