Curso de Medicina do Dom Bosco recebe investimentos

Publicada em 23/04/2018

Com o objetivo de modernização e melhoria das aulas práticas, o curso de Medicina do Campus Dom Bosco, em São João del-Rei, recebeu, para as atividades deste semestre, equipamentos e simuladores para as salas e laboratórios. A liberação dos recursos, provenientes do programa do Governo Federal Mais Médicos, estava em negociação desde 2014.

A modernização das salas e laboratórios propiciam uma nova experiência da prática médica para os estudantes. A professora do curso de Medicina, Dayana Souza, salienta que “a simulação realística com os bonecos auxiliam tanto na área da pediatria, quanto nas áreas de ginecologia obstetrícia e clínica médica, uma vez que permitem ao aluno a técnica de repetição, de erro e de sistematização do atendimento, sem o trauma psíquico, o estresse e o desconforto necessário com o paciente real.”

Prontos para análise

Além dos equipamentos, foram adquiridos corpos e peças cadavéricas importantes no processo de ensino-aprendizagem e no estudo da anatomia humana. Os cadáveres, que estão escassos nas escolas de medicina do país, necessitam ser de indigentes oriundos de morte natural. A aquisição se deu por meio de convênio com a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do qual a Universidade solicitou os corpos, que estavam em Itabirito, para utilização em aulas.

“Nós entramos com a solicitação de credenciamento da UFSJ na Polícia Civil de Minas Gerais, o reitor foi até a cidade administrativa com o chefe da Polícia Civil e falou da importância dessa aquisição”, detalha a chefe do Departamento de Medicina, professora Laila Damázio.

Relação de equipamentos adquiridos

LABORATÓRIO DE VIDEOCONFERÊNCIA - equipamento de videoconferência
LABORATÓRIO DE ANATOMIA CLÍNICA - peças sintéticas, glicerinadas e cadavéricas
LABORATÓRIO DE ANATOMIA PATOLÓGICA - microscópios, peças cadavéricas, glicerinadas, TV e câmara mortuária
LABORATÓRIO DE HABILIDADES - manequins de simulação de manuseio médico
LABORATÓRIO DE REABILITAÇÃO - esteira ergométrica, equipamentos de processamento de tecidos; cenário de cirurgia e biotério
LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO - manequins computadorizados - simbaby, simMon, simMan
LABORATÓRIO DE TÉCNICA CIRÚRGICA - Mesa cirúrgica elétrica, equipamentos de cirurgia
LABORATÓRIO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - manequins de reanimação; RCP
LABORATÓRIO DE TELEMEDICINA E INFORMÁTICA - computadores
LABORATÓRIOS DE ENSINO I E II - TV e material de Metodologias Ativas de Ensino
BIOTÉRIO - equipamentos de manutenção de animais de experimentação

Confira aqui a matéria da TV UFSJ.