Programa Alianças Estratégicas promove reunião aberta à comunidade acadêmica

Publicada em 11/05/2018

Você conhece o Programa Alianças Estratégicas, que integra o Programa Minas Inova, cujo objetivo é levar diferentes incentivos à inovação para o interior do estado de Minas Gerais? O Auditório do Campus Santo Antônio da UFSJ receberá a segunda reunião do Programa, específica para o território Vertentes/Mata, na sexta-feira, 18 de maio, às 9h30. Toda a comunidade acadêmica está convidada para participar.

O Programa Aliança Estratégica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) busca promover ações de desenvolvimento econômico, social e sustentável no estado, por meio da criação de conexões entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a sociedade mineira, bem como por outros agentes do setor público e do setor produtivo.

Na primeira reunião do programa Aliança Estratégica da Sedectes, territórios da Mata e Vertentes, realizada no dia 28 de fevereiro na UFJF, foi definida a composição do Grupo Gestor do programa em tais regiões, com a presença de entidades como UFSJ, UFJF, IF Sudeste, UFV, Sebrae, Fadepe, Secretarias Executivas, Epamig, Sedectes, Prefeitura de Juiz de Fora, Emater e Embrapa. Os eixos temáticos para formatação de projetos que subsidiarão as políticas de desenvolvimento para os territórios destacados foram: Bovinocultura e Turismo Rural, Complexo Econômico Industrial da Saúde, Sustentabilidade e Resíduos: Agricultura Familiar e Compras Públicas, Energia, TICs e Cidades Inteligentes e Empreendedorismo Tecnológico.

Para a reunião na UFSJ, o objetivo é articular parcerias com as entidades regionais, apresentando suas demandas, e a comunidade acadêmica, apresentando projetos e resultados de pesquisa para serem aplicados na comunidade. Espera-se formar alianças estratégicas que receberão linhas exclusivas de fomento.

Interessados devem confirmar presença até quarta-feira, 16, pelo e-mail netec@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32) 3379-4908.

Confira a programação:

Manhã
1) Recepção/boas-vindas às autoridades;
2) Apresentação dos grupos de trabalho.

Tarde
Plenária:
a) palavra aberta para entidades;
b) debate das propostas dos grupos.