Consu/UFSJ institui Prêmio de Dissertações e Teses Milton Santos

Publicada em 17/05/2018

Prêmio afirma a importância da pós-graduação na instituição.

Foi aprovada nesta segunda-feira (15) pelo Conselho Universitário (Consu) resolução que institui o Prêmio de Dissertações e Teses Milton Santos. O prêmio tem o objetivo de afirmar a importância da pós-graduação para a formação de docentes para atuarem no ensino de nível superior e para o desenvolvimento científico e tecnológico da UFSJ, bem como do Brasil, de forma geral.

A premiação será por certificação, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), do autor da dissertação ou tese e de seu orientador e de sua indicação para concorrer ao prêmio Capes de Teses e na forma de publicação da dissertação ou tese pela Editora da UFSJ.

A Prope será a responsável pela elaboração anual da seleção de dissertações e teses, indicando a Comissão Avaliadora do prêmio, que será composta por membros externos à UFSJ. Cada Programa de Pós-Graduação ficará responsável pela pré-seleção de uma única dissertação e uma única tese para concorrer, anualmente, ao prêmio.

Quem foi Milton Santos?

Milton Almeida Santos nasceu na cidade baiana de Brotas de Macaúba no dia 3 de maio de 1926. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1948. No entanto, não chegou a exercer a profissão. Na França fez Doutorado em Geografia na Universidade de Strasburgo e no final dos anos 50 retornou ao Brasil, momento que criou o Laboratório de Estudos Regionais.

Foi jornalista e redator do jornal “A Tarde” de 1954 a 1964. Com o golpe militar de 64, Milton foi morar na França, época em que exerceu a profissão de professor ali e em outros lugares. Além do Brasil, trabalhou como professor universitário em diversos países: Peru, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França e Tanzânia. Em 1977, Milton retornou ao Brasil, continuando a ministrar aulas nas universidades.

Foi professor de Geografia Humana na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre os anos de 1979 e 1983. Posteriormente, passou no concurso para professor na Universidade de São Paulo (USP), onde permaneceu até se aposentar. Depois de aposentado ainda continuou escrevendo e pesquisando.

Em 1994, Milton recebeu o "Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud", considerado o maior prêmio da área. Em 1997, ele recebeu o título de "Professor Emérito da Universidade de São Paulo". Além disso, foi agraciado com o título de "Doutor Honoris Causa" em doze universidades brasileiras e sete universidades estrangeiras.

Milton faleceu em 24 de junho de 2001, na cidade de São Paulo, vítima de câncer.