Corrida Unificada entrega alimentos a entidades são-joanenses

Publicada em 19/06/2018

Mais de 700 kg de alimentos foram entregues a entidades são-joanenses

Representantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (Uniptan) entregaram, a cinco entidades são-joanenses, os alimentos arrecadados com as inscrições da Corrida Unificada, que aconteceu no dia 22 de abril. No total foram doados 741,5 kg de alimentos não perecíveis.

Dentre os alimentos entregues, contabilizaram-se 135 kg de arroz, 325 kg de feijão, 144 kg de açúcar, 43 kg de farinha de trigo, 81,5 kg de macarrão, 3 kg de canjiquinha, 2 sachês de molho de tomate, 1 kg de sal, 7 kg de fubá, 1 kg de massa para bolo, 1 kg de massa para pão de queijo e 42,5 litros de leite e óleo. Sopa Vovô Faleiro, Centro Espírita Caminho da Paz, Albergue Santo Antônio, Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac) e Fraternidade Sagrado Coração de Jesus são as entidades que receberam as doações.

Asapac
Ana Carolina de Oliveira, recepcionista da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer, contou que mensalmente são entregues 40 cestas básicas para famílias cadastradas na instituição, mas que, devido à grande demanda, nem todos conseguem receber a cesta. “São muitos pacientes oncológicos, mais de 400 cadastrados na Asapac. Só que não são todos que recebem o benefício, pois nós não conseguiríamos dar cesta básica para todos eles. Então, contamos muito com ajudas”, como a doação feita pela Corrida Unificada, que permitirá à entidade reinvestir o dinheiro que seria usado para compra de alimentos, atendendo a outras demandas como medicamento e suplementos.

Vovô Faleiro e Caminho da Paz
Lâmir Correa Nunes, presidente da Sopa Vovô Faleiro, destacou a importância do recebimento das doações. De acordo com ele, diariamente 70 pessoas procuram almoço. Por dia, são em média 15 kg de macarrão e 14 kg de arroz e feijão cada. Além disso, fornecem café da manhã para cerca 30 pessoas todos os dias. Segundo ele, “uma doação com essa quantidade relevante, tanto para a Sopa quanto para a Casa Espírita, é suficiente para um mês.”

Albergue
A Irmã Nair Cristina da Rocha, provedora do Albergue Santo Antônio, destaca “a importância da parceria com a UFSJ, IF Sudeste e Uniptan, da participação da comunidade para com a nossa missão de cuidar da vida dos nossos idosos”. Ela ressaltou, ainda, a missão do Albergue: “É muito importante a gente cuidar da vida. Não importa se essa vida já está envelhecendo ou está iniciando, e sim o cuidado com a vida!”

Fraternidade Sagrado Coração de Jesus
Na Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, que fica às margens da BR-494 entre São João del-Rei e Ritápolis, o responsável pela Casa, Wesley Moura de Carvalho, chamou a atenção para a importância que a doação de alimentos representa para a instituição. De acordo com ele, o que mantém a Fraternidade é, em grande parte, a doação por parte da comunidade. “A gente tem pouca arrecadação em dinheiro e muito pouco apoio dos órgãos públicos. Então, quem mantém aqui é o povo. As doações que chegam são, para nós, muito importantes!”

Corrida Unificada
A Corrida UFSJ, que este ano chegou à sua sétima edição, agora é Unificada. Isto porque foi firmada, no final do ano passado, uma parceria entre a UFSJ, o IF Sudeste MG e o UNIPTAN. A intenção é reunir as três instituições de ensino superior de São João del-Rei em torno deste trabalho de extensão e melhorar, cada vez mais, o evento, que tem por finalidade proporcionar lazer e melhor qualidade de vida à comunidade interna e externa. Outra novidade da edição 2018 da Corrida foi a realização de dois trajetos, de 10 e 5 quilômetros. O evento aconteceu em 22 de abril, com largada às 8hs no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) da UFSJ. Para mais informações, acesse www.ufsj.edu.br/corridaunificada

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Excepcionalmente esta semana, publicamos o Comunica Extensão também na terça-feira. Acompanhe!