Lançada chamada pública para soluções tecnológicas de Internet das Coisas (IoT)

Publicada em 21/06/2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o BNDES lançaram o "BNDES Pilotos de IoT", uma chamada pública para recursos não reembolsáveis, com o objetivo de selecionar projetos-piloto de teste de soluções tecnológicas de Internet das Coisas (IoT) em três ambientes mercadológicos: cidades, rura​l e saúde.

Os projetos na área "Cidades" devem ter foco em redução de desperdícios, iluminação pública, aumento da capacidade de vigilância e monitoramento e aumento da atratividade de transportes públicos. Já da área "Rural", precisa focar o uso eficiente de maquinário e dos recursos naturais, segurança sanitária e bem-estar do animal. Por sua vez, a categoria "Saúde" pressupõe monitoramento de pacientes, ativos e insumos, e diagnóstico descentralizado.

As inscrições vão até 31 de agosto. Mais informações clique aqui. ​

Internet das coisas

Internet of Things, ou "internet das coisas", é um processo tecnológico que vivenciamos quando a internet passa a fazer parte de dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia, de aparelhos eletrodomésticos a meios de transportes. No ano passado, o site de notícias da UFSJ publicou matéria sobre o lançamento do livro "Internet das coisas", do professor associado da UFSJ Sérgio de Oliveira. Confira em www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6406