50 anos de AI-5: ciclo de debates começa nesta sexta, 22

Publicada em 21/06/2018

No dia 13 de dezembro de 2018, o Ato Institucional nº 5 completará 50 anos de sua assinatura. Documento fundamental da repressão política e do cerceamento das liberdades praticados pelo regime militar, suas consequências foram sentidas nos mais diversos âmbitos da sociedade e ecoam até hoje.

Para decifrar esse momento sombrio da nossa história, e trazer à luz perspectivas de construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, o comitê UFSJ pela democracia, o Diretório Central dos Estudantes e o Departamento de Música da UFSJ convidam para o ciclo de debates que se realizará na cidade de São João del-Rei durante o ano de 2018. O primeiro debate acontece nesta sexta-feira, 22 de junho, às 14h, no Centro Cultural.

Duas especialistas do período da ditadura civil-militar participam da primeira atividade do ciclo: a professora da UFJF-GV, Tayara Lemos, e a pesquisadora da Comissão da Verdade de Minas Gerais, Vanuza Nunes.

Já no dia 4 de setembro, cidadãos de São João del-Rei que foram perseguidos durante o regime contarão suas histórias e conduzirão um debate sobre suas memórias. Em 29 de novembro, o debate será sobre as consequências do autoritarismo do AI-5 na universidade brasileira e as marcas deixadas na estrutura institucional.

A organização do evento ressalta a importâncai de conhecer para recontar a história, para não esquecê-la e para que nunca mais aconteça!