Vencedor do "Do It! Challenge", projeto distribuirá kefir contra vulnerabilidade alimentar

Publicada em 22/06/2018

Você conhece o grão de kefir? Trata-se de um alimento probiótico, rico em microorganismos benéficos ao organismo, e que pode ser usado com leite, transformando-se numa espécie de iogurte, ou com água. O projeto "De grão em grão", do aluno do Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ) Alan Abreu, distribuirá grãos de kefir e treinará pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar para produzirem-no em suas casas. Alan levou o primeiro lugar na categoria Fome Zero e Agricultura Sustentável do desafio "Do It! Challenge".

Foram três meses de desafio e diversas mentorias on-line, com a apresentação dos projetos finalistas para uma banca. A persistência foi recompensada com o primeiro lugar. "Acredito na força do protagonismo jovem! Ser um agente de transformação e empreender as mudanças que o mundo precisa é, sem dúvidas, motivo de muito orgulho", declara Alan, que estuda Engenharia de Bioprocessos. "A metáfora "De grão em grão" é sobre encher o papo e é sobre empoderar pessoas marginalizadas que são socialmente esquecidas. Cada grão do projeto pode parecer pouco, mas é um pouco necessário para quem se encontra num quadro crítico de vulnerabilidade alimentar", explica, parafraseando Madre Teresa de Calcutá: "o que fazemos pode ser uma gota no meio de um oceano, mas sem esta gota, o oceano será menor".

O projeto "De grão em grão" é cooperativo e promoverá a distribuição dos grãos por meio de uma rede de voluntários.

Do It! Challenge

O "Do It! Challenge" é um desafio promovido pela Eureca e a AIESEC, cujo objetivo é unir jovens líderes preparados para empreender e construir um grande legado, propondo soluções para três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Igualdade de Gênero e Educação de Qualidade.

Os vencedores do Do It! Challenge farão parte de um Programa de Aceleração com talks e mentorias para tirarem as ideias do papel. Além disso, irão para o Egito, na Internacional Conference; para São Paulo, no Youth Speak Forum 2018, para apresentarem seus projetos; e para um país a ser escolhido, em intercâmbio.