APAC de São João del-Rei comemora dez anos

Publicada em 27/06/2018

Na próxima quarta-feira, 27, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de São João del-Rei/MG (Apac) comemora uma década de funcionamento. São dez anos de resultados relevantes, como a marca de 90% de recuperação dos detentos, implementação de novas atividades e parcerias entre a unidade e setores educacionais e profissionalizantes da cidade. A metodologia da Apac são-joanense é uma das referências nacionais e até mundiais.

Entre os parceiros da APAC São João del-Rei está a UFSJ. Nos meses de abril e maio, a Associação e o Centro Cultural UFSJ promoveram a exposição “A arte liberta”, construída pelos detentos, e mesas-redondas sobre temas como educador social e papel na sociedade, metodologia Apac, mães do cárcere, educação prisional e saúde nos presídios. Dois meses antes, em fevereiro, seis recuperandos foram selecionados no Sisu para curso a distância em Filosofia da UFSJ.

A instituição celebra a data com exposição de fotografias que contam a história da unidade e seus propulsores, participação do coral da unidade masculina e feminina, participação da E.E. Detetive Marco Antônio de Souza e presença de juízes e promotores, dentre outras autoridades. A celebração acontece no próprio dia 27, às 19h, na Apac São João del-Rei.