UFSJ participa de workshop latino-americano sobre empreendedorismo e inovação

Publicada em 28/06/2018

Faltam cerca de cem dias para a 12ª edição do “Workshop Red EmprendeSUR: Empreendedorismo e Inovação na América Latina”, evento que pretende promover a troca de experiências e informações entre profissionais da região latino-americana, no período de 17 a 19 de outubro. Entre as instituições participantes, encontra-se a UFSJ, representada pelo professor e doutor Bezamat de Souza Neto, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, vice-presidente do grupo promotor do evento.

Com o tema “Empreendedorismo e Inovação a serviço da paz”, o Workshop acontece no Campus Lagos del Cacique na Universidad de Santander (Udes), em Bucaramanga, na Colômbia, país em que o debate ao redor desta temática ainda é recente e inovador.

Promovido pela Rede de Empreendedorismo e Inovação na América Latina (EmprendeSUR), o Workshop foi criado como uma oportunidade de fomento ao debate e à reflexão sobre experiências inovadoras e pesquisas voltadas ao empreendedorismo e à inovação, que pertençam aos países da América Latina e do Caribe. Nesta edição, os trabalhos apresentados obedecem a dois eixos temáticos: a educação para o empreendedorismo e a inovação ou a sua promoção e apoio.

Dentro da programação, estão previstas atividades como mesas-redondas, conferências, apresentação de trabalhos, atos culturais, plenárias e coffee-breaks. Brasileiros como a doutora María Flávia Bastos (quem?) e o doutor em Engenharia de Produção Bezamat de Souza Neto, professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ, compõem alguns dos nomes dos oradores responsáveis por momentos de conferência durante o evento. Outros nove integrantes de países como Chile, Colômbia, Panamá e Argentina também fazem parte do grupo.

De acordo com o calendário do evento, 15 de julho é a data-limite para que interessados em apresentar trabalhos submetam suas propostas. Elas serão avaliadas por um comitê acadêmico, e o resultado final está previsto para divulgação no dia 30 de agosto. Para mais detalhes sobre o evento, acesse o site oficial: https://goo.gl/fKCWLg

A UFSJ no XII EmprendeSUR

O professor do Departamento de Ciência da Computação e coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), Darlinton Carvalho, e o professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Bezamat Neto, e a aluna do curso de Administração, Ana Claudia Barbosa, submeteram um trabalho ao Workshop.

O trabalho aborda a recente experiência da Universidade com o Programa de Incentivo à Inovação (PII) juntamente ao Sebrae e à Sectes-MG, detalhando o perfil dos 108 projetos submetidos ao programa. Também para o evento foi enviado um pôster com a trajetória da criação do Netec na UFSJ. Até o momento, os participantes aguardam o resultado preliminar da submissão que sai no dia 15 de agosto.

Rede de Empreendedorismo e Inovação na América Latina (EmprendeSUR)

Fundada em 2004, atualmente, a Rede conta com um grupo de mais de 400 acadêmicos e profissionais que buscam contribuir para uma visão própria do empreendedorismo e da inovação, que atendam aos diferentes contextos territoriais, econômicos, sociais e culturais. O objetivo principal dessa Rede é construir um espaço de intercâmbio entre a região latino-americana para a contribuição do desenvolvimento sustentável e solidário dos povos.