UFSJ conquista prêmios no programa "Empreenda. Em Ação!"

Além de ser a universidade mais engajada, a instituição ainda recebeu três premiações por suas startups

Professores da UFSJ recebem premiação no

Criado em 2013 na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o “Empreenda. Em Ação!” é um projeto que pretende aproximar as universidades do setor produtivo, disseminando a educação empreendedora em Minas Gerais, por meio da criação de soluções inovadoras e do fomento a novos negócios. Entre os dias 25 e 27 de julho, o programa realizou sua etapa final denominada “Empreenda.Conexão!”, na qual a UFSJ se destacou, conquistando o título de universidade mais engajada no projeto e ainda três prêmios por startups da instituição.

O “Empreenda. Em Ação!” funciona dentro de algumas disciplinas da graduação e da pós-graduação, voltadas ao empreendedorismo, em que os alunos participam da idealização, planejamento e produção de um modelo de negócio real que será colocado em prática. De cada instituição, os três melhores projetos são selecionados para competir na grande final, em Ouro Preto, quando então os participantes disputam rodadas presenciais e virtuais de investimentos e podem acompanhar palestras temáticas e receber mentorias. 

Na edição do primeiro semestre de 2018, existiam 53 projetos de startups mineiras, idealizadas por alunos e inscritas no programa de pré-aceleração. Delas, a UFSJ tinha quatro equipes concorrendo entre as 18 melhores, sendo, ao final, três delas premiadas, todas desenvolvidas em disciplinas do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO).

A startup Sôbet, idealizada na matéria Práticas em Bioquímica Analítica, ministrada pelo professor Paulo Granjeiro, conseguiu o segundo lugar no Prêmio Gerdau de Inovação Universidade-Mercado, entregue durante o “Empreenda.Conexão!”. Já as outras duas premiações saíram da disciplina “Introdução à Inovação Tecnológica: Da ideia ao produto”, lecionada pelo professor Alexsandro Galdino: da startup Lavigne HPV, como melhor “Ideação”, e da startup Herbio, como melhor "Spin-Off".

Com esses bons resultados, o programa pretende expandir sua ação em âmbito local, promovendo uma dinâmica mais inclusiva na região, por isso as próximas edições contarão também com projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal Sudeste de Minas - Campus SJDR.


Apesar do encerramento de um ciclo, o “Empreenda. Em Ação!” não chegou ao fim. Espalhadas em três campi da UFSJ (Centro-Oeste Dona Lindu, Tancredo de Almeida Neves e Alto Paraopeba), até o momento, existem 11 disciplinas que darão continuidade ao projeto no segundo semestre na UFSJ. Além delas, posteriormente, poderão surgir mais outras. Abaixo, você confere as disciplinas ligadas ao “Empreenda. Em Ação!” 2018/2:

CAMPUS ALTO PARAOPEBA (CAP)
- Economia e Administração para Engenheiros (professora Ana Maria Santos) - Engenharia de Telecomunicações ou de Bioprocessos

CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU (CCO)
- Administração e Empreendedorismo (professor Daniel Bonoto) - Bioquímica
- Biotecnologia aplicada à saúde (professora Mariana Campos da Paz) - Bioquímica
- Empreendedorismo (professor Daniel Bonoto) - Pós-Graduação em Biotecnologia ou Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia
- Introdução à inovação tecnológica: Da ideia ao produto (professor Alexsandro Galdino) - Bioquímica
- Microbiologia básica (professora Juliana Magalhães) - Farmácia ou Bioquímica
- Práticas em Bioquímica Analítica (professor Paulo Granjeiro) - Bioquímica

CAMPUS TANCREDO DE ALMEIDA NEVES (CTAN)
- Análise de Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos (professora Elizete Teixeira) - Administração
- Oficina de Criação de Software (professora Sofia Paiva) - Ciência da Computação

O programa

Idealizado pelo professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Álvaro Pereira Júnior, durante a disciplina de empreendedorismo, o objetivo do projeto era disseminar a educação empreendedora no estado. Contudo, os idealizadores não se restringiram ao programa, instaurando um movimento chamado “Empreenda. Em Ação!”. A iniciativa chegou à UFSJ com a ajuda professor do Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação, que contou com o apoio da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec), por meio de sua coordenadora, a professora Valéria Judice, e da administradora Moema Santos.  

 

Foto: Professores da UFSJ recebem premiação no "Empreenda. Em Ação!", Da esquerda para a direita, Mariana, Daniel Bonoto, Alexsandro e Paulo Granjeiro


Publicada em 08/08/2018
Fonte: ASCOM

 Voltar