UFSJ sedia encontro sobre telecomunicações

Publicada em 01/10/2018

Na última terça-feira, 25 de setembro, o Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ) recebeu evento que reuniu alunos, professores e profissionais das áreas de Telecomunicações, Computação, Tecnologia da Informação e Engenharias, sob a coordenação da Prefeitura de Congonhas, em parceria com a SoftTech, empresa júnior que congrega as graduações tecnológicas do CAP. Conduzido pelo consultor de negócios da SKY, Raphael Lênin, o Meetup de Telecomunicações entre Visões faz parte do Projeto Sementes da Inovação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Raphael Lênin chamou a atenção para o fato de o CAP estar inserido numa região de potencial considerável para o desenvolvimento do mercado de telecomunicações, o que pode fomentar parcerias e oportunidades de negócios conduzidas pelos alunos daquela unidade da UFSJ. “A telecomunicação é parte do futuro da carreira dos profissionais aqui formados. O feedback dos alunos foi muito interessante. Encontros como este são cada vez mais necessários, pelas possibilidades de troca de informações e conhecimento”, destacou.

A inovação traz entre seus ganhos, inclusive, a geração de novas oportunidades de trabalho. Para o consultor de negócios, não há outro caminho que não seja o da inovação. “Se quisermos seguir no mercado de trabalho, é preciso produzir um ecossistema fundamentado na inovação.” Um Ecossistema de Inovação, formado pelo poder público, instituições de ensino, empresas e a população, tem por objetivo criar, com base em inovação e tecnologia, condições para o surgimento de outros setores produtivos, alternativos à tradição mínero-siderúrgica do Alto Paraopeba.

UFSJ e Prefeitura de Congonhas estão em fase de formalização de parceria que caminha no sentido do desenvolvimento de projeto de Telecom, que vai abranger do monitoramento ambiental a aplicativos de cidades inteligentes, passando pela fundação de startups que viabilizem a aplicação do conhecimento gerado.

Júnia Maísa Pereira, aluna do Curso de Engenharia de Telecomunicações, integrante da Soft Tech, vê nesse Ecossistema de Inovação uma via de acesso para a solução de vários problemas que afligem as cidades no entorno do CAP. “Trabalhar para a transformação de nossas cidades em polos inteligentes é um desafio que nos estimula.”

*com informações da Secom/Prefeitura Municipal de Congonhas