VIII Congresso de Engenharia promove atividades para quase 300 estudantes

Publicada em 02/10/2018

Entre os dias 17 e 21 de setembro, o VIII Congresso de Engenharia da Universidade Federal de São João del-Rei (Coen) teve a participação de diversos e renomados especialistas e estudiosos que apresentaram trabalhos sobre o tema "Inovando Pessoas, Conceitos e Tecnologia". Foram credenciados 275 estudantes de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção.

Ao todo, 35 atividades marcaram o evento, sendo quatro minicursos práticos no Senai de São João del-Rei, quatro Workshops e três palestras. Os temas dos minicursos focalizaram as áreas de engenharia elétrica, mecânica e de produção, alguns divididos em teoria e prática, enquanto os workshops abordaram criatividade e dinâmica em grupo voltado para processo seletivo. Na quarta-feira (19), houve a apresentação dos banners dos artigos científicos e, na quinta-feira (20), os 12 melhores artigos foram apresentados em sala, sendo os três melhores premiados.

Abertura

Participaram da mesa da cerimônia de abertura o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFSJ, professor Lincoln Brandão, também representando o reitor, professor Sérgio Cerqueira; o coordenador do curso de Engenharia Mecânica e coordenador do VIII Coen, professor Jorge Nei Brito; o também coordenador do evento e discente do curso de Engenharia Mecânica, Thiago Silva Tavares; o coordenador do Curso de Engenharia de Produção, professor Flávio Napolitano; os vice-coordenadores da Engenharia Mecânica e da Elétrica, respectivamente professores Fábio Assunção Rosa e Silvan Antônio Flávio; e representantes do Colégio de Inspetores e do curso de Engenharia Civil e da Reitoria do Uniptan.

A palestra de abertura abordou “Tendências da Indústria Automotiva - como construir uma carreira Internacional”, ministrada por Daniel Goretti, que apresentou as tendências globais da indústria automotiva e quais são os principais vetores que estão levando a mudanças, bem como as experiências de Daniel, com erros e acertos, e como isso pode ajudar os alunos a construírem uma carreira internacional neste setor.

Daniel Goretti é graduado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de São João del-Rei em 2011, foi um dos fundadores da equipe Komiketo, e Capitão da equipe durante a primeira Competição. Ingressou como Estagiário no setor de inovação da Fiat em Betim, MG, em 2010, e foi efetivado como Engenheiro em 2011. Hoje atua como global Chief Engineer de veículos elétricos na Fiat Chrysler USA, além de ser estudante de Graduação da Universidade McMaster, no Canadá.

Encerramento

O congresso se encerrou dia 21, com uma palestra sobre “Indústria 4.0” e o mercado de trabalho, com José Silvério Ribeiro, pós-graduado em Docência Superior, pesquisador e escritor e atual supervisor técnico das Escolas Senai de Barbacena.

Estiveram presentes na cerimônia de encerramento o coordenador do curso de Engenharia Mecânica e coordenador do VIII Coen, professor Jorge Nei Brito; professor Francisco José Figueiredo, subchefe do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos e Conselheiro da UFSJ no Crea-MG; professor Alysson Helton Santos Bueno, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica e o professor Eduardo Moreira Vicente, subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica.

A nona edição do Congresso de Engenharias da UFSJ contará com a coordenação geral dos estudante Natália Vale (Engenharia de Produção); Igor Messias (Engenharia Mecânica); e Leonardo Vasconcelos (Engenharia Elétrica).