Cerimônia comemora dez anos do Campus Alto Paraopeba (CAP)

Publicada em 24/10/2018

Há dez anos, um novo campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) nascia entre as cidades de Congonhas e Ouro Branco - o campus Alto Paraopeba (CAP), num espaço onde antes funcionava um escritório da Gerdau-AçoMinas. E foi neste lugar que floresceu um centro de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da região e do Estado.

Nesta terça-feira, 23, foi realizada cerimônia de abertura das atividades do aniversário de dez anos do CAP, inclusive com o descerramento de placa comemorativa da data.

O reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira, ressaltou que o CAP “a cada dia progride, trabalha, transforma a realidade da sociedade ao seu redor.” Ele elogiou ainda a parceria do campus com as indústrias e os setores público e de serviços. “Sou uma pessoa muito preocupada com a relação da universidade com a sociedade. A fala que eu repito em todo lugar é a necessidade que a universidade brasileira saia de suas paredes, que busque e dialogue com a sociedade”, defendeu o reitor.

Sérgio da Gama Cerqueira avaliou ainda que o Brasil precisa gerar desenvolvimento por meio da inovação. “E o campus de engenharia é o lugar para falar sobre isso. Temos a capacidade de gerar o produto inovador que transforma a sociedade ao nosso redor (…) Só seremos uma universidade pública verdadeiramente completa quando realizarmos essa transformação”, comentou.

Já o diretor da Divisão de Prefeitura do CAP, professor Cláudio Alexandre Tavares, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a relação de afeto que desenvolveu com o CAP ao longo desses dez anos. “É uma paixão que tenho por esse lugar aqui. Farei 25 anos de UFSJ. Esse lugar, do lado profissional, é minha vida”, afirmou.

De acordo com o secretário-executivo do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), Rodolfo Gonzaga, a instalação do campus foi a primeira conquista alcançada pelo consórcio. “O Codap foi criado para pensar o desenvolvimento da nossa região e não poderia se pensar nisso, com os investimentos que estavam acontecendo aqui na época, sem pensar numa oportunidade igual a essa.”

O vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Vaz, lembrou que os inconfidentes mineiros sonhavam, para a região, com “um grande projeto de desenvolvimento econômico e social.” Por isso, comemorou o fato do espaço “se transformar nesta universidade de conhecimento, tecnologia e ciência.”

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Congonhas, Cristian Costa, “a instalação desse campus talvez tenha sido o fato mais importante que aconteceu nessa região nas últimas décadas”. Ele projetou ainda um impacto positivo do campus, nos próximos dez anos, na diversificação econômica dos municípios do Alto Paraopeba por meio da inovação e tecnologia.

Participaram ainda da cerimônia os pró-reitores de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Geunice Tinoco Scola; de Administração, Vera Meneguini; de Planejamento e Desenvolvimento, Gustavo Melo Silva; e de Assuntos Estudantis, Josiane Nogueira; além de autoridades, servidores, estudantes e representantes empresariais e dos poderes públicos.

A programação dos dez anos do CAP segue até sexta-feira (26/10) e inclui ainda meetups, visitas técnicas, palestras, atividades culturais, observação astronômica, além da exposição de Fotografia IV CAPturando e dos salões de Inovação (com exposição de projetos da UFSJ) e Empresarial (com stands de empresas e poder público)

Mais informações no site de comemoração do CAP10 e no e-mail cap10@ufsj.edu.br.