Divulgado o resultado provisório do Pibex 2019

Publicada em 27/11/2018

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da UFSJ publicou, na sexta-feira, 23, o resultado provisório do edital para seleção de projetos e programas de Extensão (Pibex) para o ano de 2019. No total, serão 164 projetos aprovados e 129 bolsas concedidas pela instituição. O resultado final, após prazo para revisão dos pareceres, está previsto para 18 de dezembro de 2018.

Como o edital foi realizado com mais antecedência em relação aos anos anteriores, os coordenadores terão um prazo maior para selecionar os bolsistas: de 19 de dezembro de 2018 até o dia de 23 de março de 2019.

Os objetivos da extensão na UFSJ estão alinhados com a Política Nacional de Extensão, definida pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Entre eles, realizar o intercâmbio com a sociedade, atuar na qualificação do professor e na formação do estudante e estreitar relações entre a universidade e a comunidade.

Para participar de projetos de extensão na UFSJ, os bolsistas devem ser alunos regularmente matriculados em algum curso de graduação e não manter vínculos empregatícios nem serem beneficiários de qualquer bolsa oficial. Para coordenadores ou orientadores, é necessário que sejam professores ou técnicos, em tempo integral ou dedicação exclusiva. e obterem a aprovação da chefia imediata para o desenvolvimento da proposta.

Os projetos de extensão devem ter caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado. Eles possuem limite de uma bolsa de 20 horas semanais.

Por outro lado, programa de extensão é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão que integrem preferencialmente extensão, pesquisa e ensino. Precisam ter clareza de diretrizes e um objetivo comum entre os projetos. Há o limite de cinco bolsas de 20 horas semanais.

As bolsas têm vigência desde a data de assinatura do Termo de Compromisso até o dia 31 de março de 2020 para os projetos e até 31 de março de 2021 para os programas.

Outras informações podem ser obtidas no edital.