UFSJ terá disciplina "Felicidade", a mais concorrida em Harvard

Publicada em 17/12/2018 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João terá mais uma unidade curricular eletiva para os cursos de Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina. Denominada “Felicidade”, oferecerá 15 vagas por curso e será ministrada às terças, das 17h15 às 18h15, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) em Divinópolis.

Os professores Alexandre Silva, Daniel Bonoto, Paulo Granjeiro e Richardson Miranda ministrarão o conteúdo, que envolverá “A psicologia positiva”, “Os sete princípios – apresentação”, “O benefício da felicidade”, “O ponto de apoio e a alavanca”, “O efeito Tetris”, “Encontre oportunidades nas adversidades”, “A regra dos 20 segundos”, “Investimento social”; “O efeito propagador”, “Autoconhecimento”, “Energia Psíquica” e “Empatia e abstração”.

As aulas serão expositivas, com dinâmicas em grupo, discussão de livros em sala, textos e artigos relevantes na área. A ideia é que os professores estimulem os alunos a buscarem aumentar suas “interações positivas” e diminuir as negativas. Além de ser um investimento na felicidade e sucesso pessoal, também visa a melhorar o ambiente para as pessoas que convivem com os alunos.

A mais concorrida em Harvard

Quando o pesquisador Shawn Achor decidiu lançar a disciplina “Felicidade” na Universidade Harvard, uma das melhores e mais procuradas instituições de ensino do mundo, pensava-se que todos os estudantes estavam muito felizes por estarem naquele lugar tão disputado. No entanto, quando a disciplina foi lançada, mais de mil estudantes se inscreveram. Essa alta procura revelou que as pessoas ainda buscam conhecimentos sobre felicidade. A experiência deu origem ao livro “O jeito Harvard de ser feliz”.

Achor é um seguidor da psicologia positiva. Ele propõe uma visão que contraria o senso comum: embora seja normal que as pessoas pensem que a felicidade gravite em torno do sucesso, o pesquisador propõe que a fórmula é exatamente o contrário, o sucesso gravita em torno da felicidade. Para ele, é a felicidade que leva ao sucesso aquilo que as pessoas fazem. Daí a disciplina “Felicidade” buscar respostas sobre quais atitudes as pessoas devem tomar para serem felizes.