Rondonistas do CCO e Campus Dom Bosco estão no Piauí

Publicada em 21/01/2019

Alunos e professores da UFSJ já estão no município de São Miguel do Tapuio, Piauí, participando do projeto Rondon. Os rondonistas Alana Ribeiro, Danielle Carvalho (Farmácia); Caio Godinho, Jhosen Lopes (Medicina); Gabriela Damasceno, Maria Cecilia Carvalho, Thais de Fátima Silvério (Enfermagem), do Campus CCO; e Walifer Santos (Química), do Campus Dom Bosco, viajaram para a cidade no último dia 18 de janeiro.

Os voluntários estão engajados em ações relacionadas a “Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde”, temas propostos no Edital do Ministério da Defesa e coordenados pelos docentes Renê Oliveira Do Couto e Marcelo Gonzaga Araújo, professores no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). Participam também das ações com o grupo da UFSJ, os alunos do Centro Universitário Unilasalle de Niterói – RJ.

Para o professor Marcelo Araújo, o Rondon “é um trabalho árduo e difícil tanto na atuação no município quanto na preparação aqui na Universidade. Contudo, é uma experiência boa que possibilita crescimento e conhecimento. Os alunos que vão ao Rondon voltam transformados com novas visões em relação à vida, ao mundo e à sociedade”, afirma.

A primeira experiência da UFSJ no Rondon foi em uma cidade no estado de Paraíba. Desde então, os alunos rondonistas passaram por outros locais em estados como o Pará, Espírito Santo e Tocantins. Cada experiência é uma possibilidade para que os universitários estejam inseridos em uma realidade a qual poucos conhecem.

Projeto Rondon

Surgiu em 1967 (veja vídeo aqui), com o objetivo de aproximar os universitários da realidade brasileira por meio da realização de atividades multidisciplinares em municípios de situação de vulnerabilidade social. Inicialmente foram 30 universitários e dois professores que conheceram de perto a situação da população amazônica. O Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e financiado pelo Governo Federal com o objetivo da melhoria de municípios com problemas sociais de baixo IDH e atingidos pela falta de informação, pobreza e violência.

São Miguel do Tapuio está localizada a aproximadamente 240 km de Teresina, faz divisa ao leste com o estado do Ceará e possui população estimada de 17,7 mil pessoas (IBGE-2018).