Sisu 2019: UFSJ oferece vagas em graduações ligadas à saúde em São João del-Rei

Publicada em 25/01/2019

Candidatos podem escolher entre os cursos de Educação Física, Medicina e Psicologia

A UFSJ possui três campi na cidade de São João del-Rei. Em dois deles são oferecidos cursos ligados à área de saúde. No Campus Tancredo Neves estão licenciatura e bacharelado em Educação Física. Já o Campus Dom Bosco oferece os cursos de Medicina e Psicologia.

Saiba um pouco mais sobre eles antes de fazer a sua escolha pelo Sisu 2019/1, cujo prazo de inscrição termina neste domingo, 27 de janeiro.

Educação Física

A licenciatura em Educação Física é oferecida na Universidade desde 2004, no contexto da política de expansão de vagas e acesso à universidade pública desenvolvida pelo Ministério da Educação naquela época. O curso é integral e objetiva formar o aluno no que tange a Educação Básica, que o permite desenvolver pensamento crítico-reflexivo e conhecimentos relacionados à Educação Física.

A licenciatura em Educação Física na UFSJ visa formar professores prontos para trabalhar com processos e práticas educativas, e/ou com a produção e difusão de conhecimentos relacionados à área.

Já o bacharelado em Educação Física é mais recente: começou a ser oferecido em 2018. Foi desenvolvido com o objetivo de atuar junto a centros relacionados à Educação Física, ao esporte e ao lazer. Também procura desenvolver atitudes éticas e reflexivas, além de conscientizar sobre a importância da prática do exercício físico.

Quem se forma como bacharel em Educação Física pode atuar profissionalmente em diversos segmentos como centros especializados, clínicas de reabilitação, creches, que estejam ligados à Educação Física, ao esporte ou à saúde.

Medicina

O curso de Medicina em São João del-Rei oferece 20 vagas a cada semestre. O tempo mínimo para se formar é de 12 semestres e o turno é integral. O aluno formado pela UFSJ se torna um profissional capaz de atuar em qualquer cenário dedicado à saúde, sendo também capacitado para articular ensino, pesquisa e extensão relacionados à área.

Com a graduação em Medicina pela UFSJ, o profissional também está apto para atender necessidades locais e regionais de saúde, incluindo o contexto rural e regiões remotas.

No segundo semestre de 2018, o curso de Medicina foi um dos mais concorridos. Foram 1.582 candidatos tentando uma vaga na graduação, o que levou a relação candidato/vaga a 79,10.

Psicologia

O curso de Psicologia da UFSJ possui conceito máximo (excelente) segundo o MEC. A graduação está entre as 15 melhores do país. O curso tem como objetivo geral formar psicólogos que estejam prontos para atuar profissionalmente ou direcionados à pesquisa e ao ensino.

A psicóloga recém-formada Thais Aguiar escolheu a graduação sem saber exatamente o que era o curso de Psicologia. “Fiz um teste online e uma das opções era essa. Escolhi a UFSJ por ser mais perto da minha cidade”. Thais considera o curso “difícil e tem uma carga horária intensa, mas necessária”.

Psicologia oferece 35 vagas a cada semestre. Durante a graduação, o aluno pode optar por uma ou duas ênfases oferecidas: “Clínica e saúde mental” e “Processos psicossociais e socioeducativos”.