Divulgados editais de propostas artístico-culturais para o Inverno Cultural

Publicada em 01/02/2019

Inscrições podem ser feitas entre 18 e 25 de março. Evento traz como novidade o Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes

Arte é conexão. As sensações provocadas por uma manifestação artística impulsionam o compartilhamento de reflexões e a criação de novas ideias. Todos os anos, o Inverno Cultural UFSJ abre espaço para estimular o fazer artístico-cultural, abrangendo expressões locais e regionais. Para esta edição, dois editais já podem ser consultados: o de propostas artístico-culturais em Artes Cênicas, Arte-Educação, Artes Visuais, Literatura e Música (Edital 01/2019); e o de propostas para o Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes (Edital 02/2019).

O Edital 01/2019 envolve diversas atividades nas áreas citadas acima, como oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais, exposições, shows, dentre outras. A remuneração dos selecionados, conforme categoria, pode chegar a R$ 8,5 mil. Poderão se inscrever pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, nacionais ou estrangeiras (desde que no país exerçam suas atividades com regularidade), individualmente ou em grupo, com representação própria ou por meio de representante legal. Os artistas podem submeter propostas e conferir resultado por meio do site do Inverno.

Já o Edital 02/2019 abre espaço também para pessoas físicas. É destinada a mestras e mestres dos conhecimentos tradicionais, artistas, artesãos locais, trabalhadores de reconhecido valor artístico e/ou cultural, sem necessariamente terem diploma ou empresa. As atividades incluem exposições, oficinas de trabalhos manuais, de comunicação popular, de cozinha, entre outras. A remuneração pode chegar a R$ 3 mil. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail mutiraocultural2019@gmail.com, presencialmente ou por correios - consulte o edital para mais informações.

A arte e a ruptura do isolamento

Neste ano, o Iinverno acontece entre os dias 20 a 28 de julho e visa promover uma conversa sobre a ruptura do isolamento entre os sujeitos e suas múltiplas formas de expressão. O Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes é uma novidade que tem como objetivo discutir a ocupação dos espaços e promover um conjunto de atividades para o Fortim dos Emboabas. Além de oficinas voltadas para expressões culturais, como culinária, carnaval e artesanato, serão promovidas exposições e contações de histórias.

Serviço:
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) (32) 3379-2510
Horário de Atendimento: 8h30 às 12h e das 14h às 17h
invernocultural@ufsj.edu.br