Manifestação do Fórum Mineiro das Instituições Públicas de Ensino Superior

Publicada em 27/02/2019 - Fonte: ASCOM

É com grande preocupação que recebemos a nota emitida pela Fapemig no dia 22 de fevereiro de 2019. A crise financeira vivenciada pelo estado de Minas Gerais tem impactado sobremaneira na Fapemig, principalmente nos últimos anos, causando prejuízos incalculáveis à ciência mineira.

O maior desafio para a pós-graduação no Brasil é o estabelecimento de uma base sólida de financiamento sustentável a longo prazo, permitindo assim o desenvolvimento de uma ciência não dissociada dos grandes problemas nacionais e, no caso de Minas, das suas muitas assimetrias.

Cumpre destacar que o não pagamento dos tradicionais programas da Fapemig, como edital Universal e Pesquisador Mineiro, resultou no atraso ou paralisação de milhares de pesquisas no nosso estado, comprometendo anos de desenvolvimento científico, social e econômico.

As Instituições Públicas de Ensino Superior mineiras também veem com muita preocupação os constantes atrasos nas bolsas de mestrado e doutorado, assim como a anunciada suspensão temporária dos Programa de Iniciação Científica - cotas institucionais. Os discentes beneficiários dessas bolsas têm relatado dificuldades na manutenção e sobrevivência, o que pode comprometer e refletir no resultado das pesquisas realizadas.

A descontinuidade de financiamento para a pós-graduação, especialmente na concessão de bolsas, representará uma perda para a inserção de Minas no Cenário científico nacional e internacional, comprometendo, inclusive, a capacidade de enfrentamento da própria crise pela qual passa nosso Estado.

Sendo assim, solicitamos ao Governo do Estado de Minas Gerais maior sensibilidade em relação aos problemas gerados a partir da ausência dos repasses constitucionais do estado para a Fapemig, como uma forma de encontrarmos juntos o melhor caminho para continuar com as pesquisas e a promoção do desenvolvimento de nosso estado. Aliás, cabe salientar que nossas instituições colocam-se à disposição do governo do Estado de Minas Gerais para contribuir com os diversos desafios e dificuldades atuais.

Portanto, a descontinuidade de financiamento à ciência mineira, especialmente na concessão de bolsas de IC e da Pós-Graduação, representa prejuízo para a ciência, tecnologia e inovação no estado e compromete a formação de novas gerações de pesquisadores.

27 de fevereiro de 2019.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG)
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)