As mulheres na extensão da UFSJ: Marina Paula da Cunha Oliveira

Publicada em 18/03/2019

A Assessoria de Comunicação e o Setor de Apoio ao Servidor (Seaps/Progp) da UFSJ prepararam uma campanha para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Foram selecionados projetos de extensão coordenados por mulheres e destinados ao público feminino. Durante o mês de março, o site de notícias e as redes sociais da UFSJ publicarão informações sobre cada um desses projetos e de suas coordenadoras.

Um pouco sobre Marina Paula

“Tenho 31 anos, nasci em Contagem-MG, mas cresci na cidade de Formiga – MG, onde fui criada pela minha mãe e meus avós maternos.
Em 2006, iniciei o curso de Bacharelado e Licenciatura na Universidade Federal de Viçosa. Durante os meus 5 anos de graduação, trabalhei como extensionista no museu de Zoologia João Moojen e também participei de projetos de pesquisa com anfíbios e répteis.
De 2011 a abril de 2013, fiz o mestrado em Biologia Animal, também na UFV. Após minha defesa, passei a dar aulas em uma escola estadual de Viçosa.”

Um pouco sobre o projeto “Educação para a vida de adolescentes do sexo feminino de escolas públicas de Divinópolis – MG”

“Em 2017, alunas do CCO fundaram o Coletivo feminista Je suis Marie. Como me interesso muito pelo tema, comecei a participar das reuniões. E durante esse tempo surgiu a ideia de o coletivo desenvolver um projeto para mulheres. Após algumas reuniões, definimos que faríamos um projeto de extensão com adolescentes do sexo feminino de escolas públicas de Divinópolis, MG. O principal objetivo seria trabalhar temas que as inquietassem ou tivessem dúvidas. Por ser a única servidora do campus a participar das reuniões, fiquei como coordenadora do projeto da Pró-Reitoria de Extensão.”

Um pouco da experiência do projeto

“Em 2018 foram atendidas 56 adolescentes do 8º ano da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira. O projeto contou com a participação de 11 alunas da UFSJ, Campus CCO, e uma aluna do 7° período de Psicologia da Faculdade Pitágoras. Todas as oficinas foram realizadas nas dependências da escola participante, com duração de cerca de 50 minutos, e em seguida as alunas podiam esclarecer suas dúvidas, com o auxílio de duas psicólogas. Foram abordados durante as oficinas os seguintes temas: educação sexual, saúde mental, afetividade, relações pessoais, igualdade de gênero, bullying, padrões de beleza e saúde mental.

As participantes do projeto aprenderam a considerar os diversos fatores tidos como determinantes no papel social da mulher.
Um fato narrado pelas extensionistas que me chamou a atenção foi o estreitamento da relação entre as alunas da escola durante as oficinas. Alunas que antes não faziam parte do mesmo círculo de amizades, se aproximaram e começaram a apoiar umas às outras durante os relatos, muitos impactantes, discutidos nas oficinas.”