UFSJ passa a ser posto aplicador de exame de proficiência em língua portuguesa

Publicada em 19/03/2019

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) agora é um dos postos aplicadores do Exame para Obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Esse é o único certificado de proficiência em Português reconhecido pelo governo brasileiro. 
 
Segundo a coordenadora do Posto Aplicador do Celpe-Bras na UFSJ, Ana Paula de Araújo Lopez, a decisão é importante pois coloca a “UFSJ na rota de uma das principais ações de internacionalização da língua portuguesa, que é o Celpe-Bras.” As inscrições do edital nº 13/2019 estão abertas até o dia 28 de março. 
 
O exame é realizado duas vezes ao ano e é composto por partes escrita e oral. Ele pode ser utilizado tanto para o ingresso de estudantes estrangeiros em cursos de Graduação e programas de Pós-Graduação no Brasil, como para imigrantes que desejam se naturalizar brasileiros. 
 
No total, são 127 postos de aplicação do exame no Brasil e no exterior, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
 
Mais informações nas redes sociais do Inep: Twitter (@inep_oficial), Instagram (@inep_oficial), Facebook e Youtube