Centro Cultural UFSJ recebe a exposição "Alento"

Publicada em 20/03/2019

A artista Sara Winckelmann aborda questões relacionadas à memória.

Na próxima quinta-feira, 21, às 20h, o Centro Cultural UFSJ recebe a exposição “Alento” da artista visual Sara Winckelmann. O trabalho feito pela porto-alegrense conta com dez obras que tratam de temas relacionados à memória.

As obras são feitas a partir de impressões de gravuras sobre diferentes tipos de tecido e a exposição reúne xilogravura, serigrafia, calcogravura e apropriação. Utilizando desses recursos, a artista aborda o quintal da infância, a reminiscências de fatos, o cotidiano e os objetos banais.

A exposição pode ser visitada na Galeria Escada do Centro Cultural até o dia 12 de maio de 2019. O Centro Cultural UFSJ está localizado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, n° 17, no centro histórico de São João del-Rei. O espaço funciona diariamente das 8h às 20h, inclusive nos finais de semana e feriados.

A artista

Sara Winckelmann é artista visual, atualmente trabalha como restauradora e impressora de xilogravuras. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integra o grupo de pesquisa Núcleo de Arte Impressa (NAI). Foi uma das selecionadas no III Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut Porto Alegre em 2018. Participou de diversas exposições, como ‘Sobre o que fazer no feriado enquanto o meteoro não chega’ (2017), Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre (RS), XVI Salão Nacional Victor Meirelles, Bilder vom Velangre/Retratos da Saudade (2018). Seu trabalho poético está ligado com imagens reminiscentes da memória, objetos ressignificados e um universo fantástico, experimentando a impressão de gravuras sobre diferentes tecidos.