Inverno Cultural UFSJ recebe inscrições de propostas artísticas

Publicada em 21/03/2019

Os artistas interessados em se apresentarem no 31° Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) têm até as 17h, da próxima segunda-feira, 25 de março, para se inscreverem. O evento é caracterizado pela diversidade de atrações artístico-culturais que abrangem todas as formas de expressão. Os dois editais disponíveis podem ser acessados neste link. Realizado entre os dias 20 e 28 de julho, o festival acontecerá em diversos espaços da cidade de São João del-Rei.

Até o momento, já foram efetuadas mais de 150 inscrições para a 31ª edição do evento que traz como temática o papel da arte em proporcionar encontros e trocas de experiências e conhecimentos, instigando o debate por meio dos seguintes questionamentos: A arte teria condições de mitigar o isolamento das pessoas? A interação e a circulação das expressões por meio da arte teriam o potencial de dar visibilidade a este público ao criar espaços para divulgação de ideias? Estas provocações são norteadores e incentivos para elaboração das propostas, buscando-se a articulação entre os eventos.

Durante os dias de programação, o festival irá oferecer mais de 300 atividades de maneira descentralizada, priorizando áreas de vulnerabilidade social. Ao todo, nove bairros serão palco das atrações que estarão nos três campi da UFSJ, em equipamentos culturais e no Instituto Federal do Sudeste de Minas (IF-Sudeste-MG).

Categorias diversas

O Inverno Cultural se divide em 20 modalidades distribuídas em cinco grandes áreas: “Arte-Educação”, que abrange propostas voltadas para o público infantil, “Artes Cênicas”, “Literatura”, “Artes Visuais” e “Música”. Em cada categoria, há ao menos três modalidades específicas. As propostas musicais, por exemplo, podem enquadrar-se nas modalidades de “Show de Música Popular”, “Show Autoral”, e “Concerto ou Recital”. As tradicionais oficinas, que atraem um público diverso e ávido pelas opções de formação, também estão presentes.

As inscrições são exclusivas para Pessoas Jurídicas e devem ser realizadas pela internet no site do evento.

Mutirão Cultural

O festival também abre as portas para mestres dos conhecimentos tradicionais, artistas, artesãos e trabalhadores de reconhecido valor artístico e/ou cultural. Como a sexta grande área do Inverno Cultural, o “Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes” é o espaço para as expressões artísticas destas pessoas. As propostas poderão trazer trabalhos manuais, como bordados e marcenaria, além de atividades relacionadas à comunicação popular por meio do grafite, do cinema, entre outras formas. O evento terá ainda lugar garantido para o Carnaval, a Culinária Tradicional e os Contadores de Histórias.

Os interessados devem realizar a inscrição no Mutirão Cultural por meio do envio das propostas para os endereços informados no edital.

Cronograma completo do 31º Inverno Cultural UFSJ

Período de inscrição das propostas culturais: 18 a 25/3