"Reitoria fora de sede" encontra comunidade no CAP

Publicada em 21/03/2019

O projeto “Reitoria fora de sede” teve boa participação da comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba, em Ouro Branco. O lançamento da iniciativa da Gestão foi realizado, na última terça-feira, 19, e proporcionou aos participantes a oportunidade de apresentar necessidades e debater sobre temas pontuais com os membros da administração da UFSJ. Ao todo, 20 pessoas da Reitoria estiveram presentes, além de diversos representantes do CAP.

A agenda do reitor Sérgio da Gama Cerqueira incluiu atendimentos e reuniões com coordenadores de cursos, chefes de departamentos, estudantes e técnicos administrativos. As discussões levantaram questões que abrangeram pontos no âmbito da Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Também foi realizada uma visita às instalações do campus, observando-se a infraestrutura disponível e possibilidades de melhorias.

De acordo com o reitor, o evento foi extremamente produtivo, pois permitiu a aproximação ainda maior da equipe de gestão com a comunidade do campus Alto Paraopeba. “Ficamos satisfeitos com o resultado da primeira edição do projeto que é a concretização de um desejo desta gestão de estar presente de maneira cada vez mais efetiva em todos os campi da instituição”. Concentrando em um dia, o que é feito pelas Pró-Reitorias, Assessorias e Reitoria durante todo o ano nos permitiu dar encaminhamentos às demandas de forma integrada, completou Sérgio.

O coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, Prof. Edgar Campos Furtado, esteve presente e considerou que as atividades valeram a pena. “A iniciativa criou a oportunidade para que os representantes do campus se reunissem com a Reitoria e apresentassem a realidade do CAP e as demandas por melhorias. Também foi possível compreender um pouco sobre as dificuldades da gestão, em relação aos recursos orçamentários da UFSJ, tema que acaba ficando distante da rotina da comunidade”, explicou.

Durante todo o dia, os pró-reitores se reuniram com participantes do campus anfitrião, que trouxeram solicitações específicas de cada área. O público pode ainda esclarecer dúvidas sobre iniciativas das pró-reitorias, ação que estimulou o engajamento e o desenvolvimento de novas ideias junto à comunidade acadêmica local. O resultado das reuniões promoveu ainda debates sobre a inserção da Extensão nos currículos e a consolidação de parceria, com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), para a realização do I Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba (FACAP). No que concerne ao ensino e pesquisa foram apresentadas demandas para adequação do funcionamento administrativo e acadêmico dos cursos.

O CCO recebe a próxima edição: O campus Centro Oeste – Dona Lindu (CCO), em Divinópolis, será o próximo a receber a equipe de gestão da UFSJ. No dia 3 de abril, está marcado o lançamento do projeto “Reitoria fora de sede” para a comunidade do CCO. A agenda dos atendimentos específicos das Pró-Reitorias e da Reitoria será divulgada com antecedência para que os interessados possam se programar e participar. Fiquem atentos às informações nos veículos oficiais da UFSJ.

www.ufsj.edu.br
facebook.com.br/ufsjbr