I Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba tem UFSJ como uma das realizadoras

Publicada em 03/04/2019

Realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei, pelos IFMG de Ouro Branco e de Congonhas, e a Prefeitura Municipal de Congonhas, o I Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba, que acontece até o próximo domingo, 7, em Lobo Leite, distrito da cidade de Congonhas (MG) busca promover o conhecimento e a valorização da cultura regional, por meio de mais de 30 atrações gratuitas. A programação completa está disponível no link do evento.

Durante o festival, a UFSJ disponibiliza funcionários e transporte aos participantes, contribuindo com a infraestrutura do evento. A parceria entre a UFSJ e o IFMG para realização do Festival foi firmada em 2018 e teve detalhes acertados durante a primeira edição do projeto “Reitoria fora de sede”, realizado no dia 19 de março,  no campus Alto Paraopeba da universidade, localizado em Ouro Branco (MG). Em reunião realizada com os organizadores do festival, a UFSJ reafirmou o apoio ao festival que busca reconhecer a relevância dos artistas do Alto Paraopeba.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ivan Vasconcelos, o evento promove ações voltadas a resgatar a cultura regional do Alto Paraopeba, objetivo que a UFSJ compartilha e tem orgulho de contribuir. “A UFSJ fica satisfeita em ser uma das realizadoras de um festival que tem como foco a valorização dos artistas locais e os trabalhos desenvolvidos pela comunidade, atividades que reforçam a importância da arte e da cultura na formação das pessoas”.

Programação diversa: O I Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba traz para o público uma programação repleta de atrações. Entre as opções, estão shows musicais, exposições, peças teatrais, encontros literários, mesas redondas, encontro de folias e diferentes oficinas. A culinária, o folclore e a arte locais estão presentes em todas as atividades que enfatizam o protagonismo regional.